Pular para o conteúdo

Câmara realiza reunião para discutir os desafios financeiros do Zé Pereira da Chácara 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A dívida, em processo no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), inviabiliza o repasse de verbas pela Prefeitura Municipal ao bloco.

A Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara, fundada em 1846 e parte importante do patrimônio cultural de Mariana, enfrenta uma situação financeira delicada, com uma dívida aproximada de 176 mil reais, herdada da gestão anterior. A nova diretoria, liderada por Darlan Malta Ferreira, busca soluções para quitar o débito e superar os desafios financeiros. Darlan assumiu o cargo em outubro de 2023 e encontrou uma situação financeira complexa. A dívida, em processo no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), inviabiliza o repasse de verbas pela Prefeitura Municipal ao bloco. 

O vereador Juliano Duarte fez um requerimento para a realização de uma reunião para tratar as questões enfrentadas pela instituição. O encontro teve como objetivo discutir propostas e estratégias para quitar a dívida, possibilitando que a instituição volte a receber recursos e continue contribuindo para a cultura local. 

Apenas os vereadores Zezinho Salete, Manoel Douglas e Ricardo Miranda estiveram presentes na reunião, porém, Juliano, destacou a importância do encontro, ao qual todos os vereadores e membros do Zé Pereira da Chácara foram convidados. Também estiveram presentes os representantes do município, Marcelo Macedo (Sec. De Governo), Gustavo Leite (Sec. De Cultura) e Leonardo Monteiro (Procurador). 

Além da dívida, a nova diretoria enfrenta a escassez de recursos para a aquisição de materiais essenciais, como botijões de gás, tinta óleo, arame para confecção e manutenção dos bonecos, bem como a dificuldade em realizar a reforma da sede da organização. 

O Procurador do município, Leonardo Monteiro, ressaltou que fará o possível para auxiliar na resolução dos problemas enfrentados pelo Zé Pereira. Também estiveram presentes o secretário de cultura e turismo, Gustavo Leite que destacou o interesse da Secretaria de Cultura em resolver os impasses, ressaltando a importância do Zé Pereira da Chácara para a cultura marianense. 

O secretário de governo, Marcelo Macedo comprometeu-se a apresentar as propostas discutidas na Câmara ao Executivo. Uma nova reunião será realizada em 30 dias para avaliar se as propostas foram aceitas pela prefeitura. Marcelo Macedo assegurou que o município fará todos os esforços para solucionar os problemas da instituição.