Pular para o conteúdo

Câmara de Mariana institui normas para Programa de Estágios em 2024 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Resolução Nº 12/2023 visa regulamentar o processo de seleção, investidura e desligamento de estagiários na instituição.

O Plenário da Câmara Municipal de Mariana aprovou a Resolução Nº 12/2023, que dispõe sobre a oferta de estágio para estudantes de graduação na referida instituição. A medida visa estabelecer critérios, normas e diretrizes para a seleção, investidura, exercício e desligamento de estagiários de ensino superior, de acordo com o que determina a Lei Federal nº 11.788/2008. 

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

O Artigo 1º da Resolução destaca que o estágio na Câmara Municipal de Mariana proporcionará a complementação de ensino e aprendizagem, seguindo os currículos, programas e calendários escolares. Ressalta-se a não criação de vínculo empregatício entre o estagiário e a instituição. 

REQUISITOS E MODALIDADES DE ESTÁGIO 

O Artigo 4º destaca requisitos como a existência de convênio prévio entre a Câmara Municipal e a instituição de ensino, matrícula regular do estudante, celebração de termo de compromisso, compatibilidade entre atividades e área de formação, e aprovação em processo seletivo. 

O documento estabelece duas modalidades de estágio: não obrigatório, desenvolvido como atividade opcional mediante processo seletivo, e obrigatório, integrado ao currículo como indispensável para conclusão do curso. 

JORNADA, PRAZO E VAGAS 

A jornada de estágio será de 6 horas diárias e 30 horas semanais, exceto para alunos de Direito, que terão jornada de 4 horas diárias e 20 horas semanais. O estágio terá duração máxima de 2 anos, podendo ser estendido para estudantes com deficiência. As vagas serão autorizadas pela Presidência da Câmara, respeitando a disponibilidade orçamentária e financeira. 

PROCESSO DE SELEÇÃO 

O Artigo 12 determina que os candidatos serão submetidos a um processo de seleção pública, com edital divulgado no site da Câmara Municipal de Mariana. A seleção inclui prova escrita e entrevista, com a criação de uma comissão especial para acompanhamento do processo seletivo. 

DIREITOS E DEVERES DO ESTAGIÁRIO 

O estagiário terá seguro contra acidentes pessoais, bolsa mensal de R$1.000,00 e vale-transporte. O Artigo 17 prevê recesso de 30 dias corridos após 1 ano de estágio. O supervisor, servidor da instituição, terá a responsabilidade de orientar e acompanhar o estagiário. 

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS 

Casos omissos serão resolvidos pelo Departamento de Pessoal e Procuradoria da Câmara Municipal. A Resolução entra em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 01 de janeiro de 2024. 

A íntegra da Resolução Nº 12/2023 pode ser acessada no Diário Oficial da Prefeitura de Mariana. 

LEGENDA DA FOTO: Os candidatos serão submetidos a um processo de seleção pública, com edital divulgado no site da Câmara Municipal de Mariana.