Pular para o conteúdo

UFMG oferecerá 6.329 vagas em 82 cursos de graduação pelo SISU 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Processo seletivo seguirá as alterações estabelecidas na revisão da Lei de Cotas.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na última sexta-feira, 29 de dezembro, o edital 22/2023 referente ao processo seletivo de 2024 para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os interessados poderão realizar suas inscrições no período de 22 a 25 de janeiro, exclusivamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. 

Em 2024, o Sisu terá apenas uma etapa de inscrição para candidatos às vagas ofertadas pelas instituições participantes. As vagas são destinadas a cursos com início previsto das aulas para o primeiro e o segundo semestre de 2024, conforme os termos de adesão assinados pelas instituições de ensino superior. 

Ao todo, 127 universidades participarão do Sisu 2024, disponibilizando 264.254 vagas para o primeiro e o segundo semestre. As vagas do segundo semestre serão preenchidas exclusivamente de acordo com a ordem de classificação dos candidatos, considerando as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato não terá a opção de escolher em qual semestre ingressará; a definição dependerá da classificação no curso desejado, concorrendo às vagas do ano inteiro com uma única inscrição. 

O processo seletivo seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas. Todos os candidatos serão inicialmente classificados na modalidade de ampla concorrência, seguida pela aplicação da reserva de vagas oferecida pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas das instituições de ensino. O resultado será divulgado em 30 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso. 

Diferentemente dos anos anteriores, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de ensino superior participantes para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. Os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse na lista de espera de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso. 

A UFMG, na edição de 2024, oferecerá 6.329 vagas em 82 cursos de graduação, incluindo as três formações aprovadas em outubro de 2023: Engenharia de Materiais, Arqueologia e Ciência de Dados. A instituição destaca a utilização da Área Básica de Ingresso (ABI) em alguns cursos, representando uma etapa preliminar comum de acesso. 

Os candidatos que desejarem concorrer às vagas por meio da reserva de vaga baseada na renda familiar per capita podem providenciar a documentação necessária antes da inscrição no Sisu 2024. A renda familiar per capita máxima para ter direito à cota foi reduzida de 1,5 para 1 salário mínimo. 

O cronograma do Sisu 2024 é o seguinte: 

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024 
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024 
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024 
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024