Pular para o conteúdo

Nova Carteira de Identidade Nacional já disponível para solicitação em MG 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com novos elementos de proteção, como QR Code e zona de leitura automatizada, essa nova identificação utiliza o número do CPF como registro nacional único.

A população mineira já pode requisitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI), um documento padronizado para todo o país que visa aprimorar a segurança contra fraudes. Com novos elementos de proteção, como QR Code e zona de leitura automatizada, essa nova identificação utiliza o número do CPF como registro nacional único, possibilitando que o cidadão mantenha o mesmo número em qualquer estado brasileiro. 

O procedimento para solicitar o novo documento em Minas Gerais é simples e requer agendamento prévio pelo site mg.gov.br ou pelo app MG Cidadão. A emissão é exclusivamente presencial, sendo necessário apresentar certidão de nascimento ou de casamento e o CPF, que agora será o único número de identificação do documento. 

Diferentemente do método anterior, não é mais exigido o fornecimento de fotos 3×4 no ato da solicitação, pois o registro fotográfico é feito no próprio local, exceto para crianças que necessitam de apoio para posar, sendo essencial a apresentação de fotos com fundo branco nesses casos específicos. 

A emissão da primeira via e renovações são gratuitas. No entanto, em caso de perda, furto ou roubo do documento, será necessário arcar com os custos para emitir uma nova via, cujo valor estabelecido é de R$ 100,74. Após a solicitação, a carteira é enviada via Correios para o endereço indicado em até 15 dias úteis, ou pode ser retirada na unidade de atendimento escolhida. 

O prazo para adequação ao novo modelo é até 28 de fevereiro de 2032, mantendo-se válido o RG atual até essa data. A nova CNI também possui uma versão digital acessível pelo aplicativo GOV.BR, equiparando-se à validade oficial de documentos digitais, semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

A validade da Carteira de Identidade Nacional varia conforme a faixa etária: de 0 a 12 anos, 5 anos; de 12 a 60 anos, 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Outra novidade é a possibilidade de incluir informações de outros documentos, como CNH, título de eleitor e carteira profissional, porém, a nova identidade não substitui estes documentos. Além disso, o novo modelo permite a inclusão do nome civil e do nome social no mesmo documento.