Pular para o conteúdo

IPVA 2024: Confira calendário de pagamento, descontos e alternativas de quitação 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com o início em 15 de janeiro e encerramento em 22 de março, o imposto poderá ser quitado em parcela única ou dividido em três parcelas.

O Estado de Minas Gerais anunciou o calendário de pagamento do IPVA 2024, estabelecendo prazos e descontos para os contribuintes. Com o início em 15 de janeiro e encerramento em 22 de março, o imposto poderá ser quitado em parcela única ou dividido em três parcelas. Além disso, foram divulgadas informações sobre descontos, formas de pagamento e até mesmo a taxa de renovação do licenciamento anual do veículo (TRLAV). 

  • Calendário de Pagamento: O calendário foi divulgado de acordo com o final das placas dos veículos, organizando-se em cinco datas distintas para início da cota única ou primeira parcela, seguidas pelas datas das parcelas subsequentes até março. 
  • Descontos e Formas de Pagamento: Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única terão direito a um desconto de 3%. Esse pagamento pode ser efetuado em terminais de autoatendimento ou guichês de diferentes instituições financeiras como Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas do Mais BB e Santander. Além disso, é possível realizar o pagamento por Pix, utilizando o QR Code disponível no site da Secretaria da Fazenda, emitido pelo Banco Itaú S/A. 
  • Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV): A taxa de R$ 39,36 referente à Renovação do Licenciamento Anual do Veículo também tem um prazo específico, devendo ser quitada até o dia 31 de março de 2024. Esta taxa pode ser paga diretamente nas instituições financeiras ou por meio de Pix. 
  • Redução do Valor e Projeções de Arrecadação: Apesar de um valor médio quase 3,4% mais baixo em relação ao ano anterior, o governo de Minas espera arrecadar aproximadamente R$ 500 milhões a mais, atribuído a um aumento de 2,9% na frota de veículos no estado. 

Os proprietários de veículos em Minas Gerais devem estar atentos ao calendário de pagamento do IPVA 2024, aproveitando os descontos oferecidos para aqueles que optarem pela quitação em parcela única. Além disso, a disponibilidade de pagamento por Pix e as projeções de arrecadação reforçam a importância do cumprimento das datas estipuladas pela Secretaria da Fazenda.