Pular para o conteúdo

Farmácia Popular alcança mais de 22 milhões de brasileiros 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Número de pessoas que acessaram o programa é o maior dos últimos quatro anos. Quase 31 mil estabelecimentos estão cadastrados em 4,5 mil cidades brasileiras.

Seis meses após sua retomada, o programa Farmácia Popular alcançou um marco significativo, registrando o melhor resultado dos últimos quatro anos. Mais de 22 milhões de brasileiros tiveram acesso a medicamentos gratuitos ou com preços subsidiados, representando um aumento de 8,8% em relação a 2022. Esse crescimento possibilitou que mais de dois milhões de pessoas, que haviam deixado de ser atendidas nos últimos anos, recuperassem o acesso aos produtos farmacêuticos. 

Atualmente, o Farmácia Popular está presente em 4.515 municípios brasileiros, abrangendo 81% das cidades do país, com quase 31 mil estabelecimentos credenciados. Uma das inovações marcantes deste ano foi a gratuidade completa de 40 medicamentos para 11 doenças, estendida aos beneficiários do programa Bolsa Família. Essa ação teve um impacto positivo, resultando em um aumento significativo no número de pessoas beneficiadas. 

Em junho, mês da retomada e expansão do programa, o Farmácia Popular atendeu 831.809 beneficiários do Bolsa Família. Já em novembro, esse número aumentou para 1.030.810, com a dispensação de 156.846.615 medicamentos e fraldas geriátricas. Isso representa um crescimento de 23,9% no número de pacientes atendidos e um aumento de 19,8% no número de retiradas por pessoa do Bolsa Família. 

O programa também ampliou o acesso farmacêutico na saúde da mulher, registrando um aumento no número de usuárias e na dispensação de medicamentos. Desde a retomada, 87.536 mulheres retiraram remédios oferecidos com 100% de gratuidade para osteoporose e anticoncepcionais. Seis meses depois, esse número quase dobrou, chegando a 167.398 mulheres atendidas. Nesse período, a dispensação de medicamentos para osteoporose e anticoncepção passou de 242.193 para 453.007, representando um aumento de 87%. 

Com o relançamento do programa, foi aberto o credenciamento de novas farmácias e drogarias em 811 cidades de todas as regiões do país. A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, com estabelecimentos credenciados em 5.207 localidades. A prioridade foi dada aos municípios participantes do programa Mais Médicos, com 94,4% deles localizados nas regiões Norte e Nordeste. 

Até o momento, foram credenciados 236 novos estabelecimentos em 186 localidades, contribuindo para diminuir os vazios assistenciais, com 32 cidades do Norte recebendo a primeira unidade cadastrada. No total, 218 farmácias estão situadas em 170 cidades no Norte e no Nordeste. O Farmácia Popular continua desempenhando um papel fundamental na promoção do acesso a medicamentos essenciais para a população brasileira.