Pular para o conteúdo

Contaminação do Ribeirão do Carmo por combustível mobiliza autoridades  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Meio Ambiente recomendam que produtores rurais evitem a irrigação de plantações.

A Prefeitura de Mariana está ativamente envolvida na apuração e acompanhamento dos desdobramentos da contaminação do Ribeirão do Carmo por combustível. A operação conta com a participação da Defesa Civil de Mariana, Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Civil e agentes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, sendo coordenada pela Defesa Civil de Ouro Preto. 

O incidente ocorreu no último sábado (30) na BR-356, na Rodovia dos Inconfidentes, em Ouro Preto, quando um caminhão-tanque se envolveu em um acidente. Após cair em uma ribanceira, a carga, composta por gasolina, diesel S-500 e diesel S-10, vazou no Ribeirão Tripuí, que deságua no Ribeirão do Carmo. Estima-se que aproximadamente 26 mil litros de combustível possam ter sido injetados no curso de água. 

O abastecimento realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) não foi impactado. Entretanto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Meio Ambiente recomendam que produtores rurais evitem a irrigação de plantações, a hidratação de animais e qualquer uso humano da água proveniente do Ribeirão do Carmo, devido ao risco de contaminação do solo e intoxicação. 

Em uma ação coordenada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a área do acidente, localizada no bairro Saramenha em Ouro Preto, foi isolada. Medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar riscos de explosão ou agravamento dos danos. A Defesa Civil de Minas Gerais, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) foram acionados para auxiliar nas operações.