A Prefeitura de Mariana está ativamente envolvida na apuração e acompanhamento dos desdobramentos da contaminação do Ribeirão do Carmo por combustível. A operação conta com a participação da Defesa Civil de Mariana, Grupamento de Policiamento Ambiental da Guarda Civil e agentes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, sendo coordenada pela Defesa Civil de Ouro Preto.
O incidente ocorreu no último sábado (30) na BR-356, na Rodovia dos Inconfidentes, em Ouro Preto, quando um caminhão-tanque se envolveu em um acidente. Após cair em uma ribanceira, a carga, composta por gasolina, diesel S-500 e diesel S-10, vazou no Ribeirão Tripuí, que deságua no Ribeirão do Carmo. Estima-se que aproximadamente 26 mil litros de combustível possam ter sido injetados no curso de água.
O abastecimento realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) não foi impactado. Entretanto, a Secretaria de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Meio Ambiente recomendam que produtores rurais evitem a irrigação de plantações, a hidratação de animais e qualquer uso humano da água proveniente do Ribeirão do Carmo, devido ao risco de contaminação do solo e intoxicação.
Em uma ação coordenada entre os municípios de Mariana e Ouro Preto, a área do acidente, localizada no bairro Saramenha em Ouro Preto, foi isolada. Medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar riscos de explosão ou agravamento dos danos. A Defesa Civil de Minas Gerais, a Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais e o Núcleo de Emergências Ambientais (NEA) foram acionados para auxiliar nas operações.