Pular para o conteúdo

Alunos da Escola Monsenhor José Cota lançam livros em projeto de incentivo à leitura 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Atualmente, o projeto beneficia mais de 400 crianças, oferecendo não só a oportunidade de leitura, mas também estimulando a prática da escrita.

A Secretaria de Educação, celebrou no dia 19 de dezembro a cerimônia de lançamento dos livros produzidos por alunos da Escola Municipal Monsenhor José Cota. O projeto envolveu 105 estudantes, distribuídos entre as turmas do 4º e 5º ano. Intitulado “Leitura Divertida”, o projeto tem como meta aprimorar o processo de escrita por meio do estímulo à leitura, promovendo a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de novas habilidades. Silvânia Maria, idealizadora da proposta, ressaltou os resultados visíveis dessa iniciativa: “Quando a criança lê, sua imaginação se expande. Isso se reflete no progresso do aluno ao escrever palavras de quatro a cinco sílabas e textos mais extensos.” 

O evento contou com a presença de autoridades, corpo docente e familiares, além dos próprios protagonistas, os “estrelinhas literárias” – os estudantes – que tiveram a oportunidade de escrever e ilustrar seu primeiro livro em parceria com a editora Estante Mágica. Durante a ocasião, puderam autografar suas próprias obras. 

A professora Silvânia Maria iniciou esse projeto durante a pandemia ao perceber a necessidade de seus alunos terem acesso ao material didático. Diante da limitada disponibilidade de recursos tecnológicos para alguns estudantes, ela começou a levar livros diretamente às suas casas. “Poucos tinham acesso à tecnologia, então eu levava os livros até eles”, esclarece a educadora. 

O projeto surgiu como uma alternativa crucial para a continuidade da educação durante o isolamento social e o fechamento das escolas. Após o término da pandemia, a professora decidiu manter a iniciativa como um meio de fortalecer o ensino e incentivar o hábito de leitura. Atualmente, o projeto beneficia mais de 400 crianças, oferecendo não só a oportunidade de leitura, mas também estimulando a prática da escrita.