Pular para o conteúdo

Mais de 140 profissionais se unem em mutirão contra a dengue na Cidade Alta 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A ação foi uma resposta preventiva frente ao período de calor e chuvas, favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

No último sábado (16), a Prefeitura de Mariana realizou um efetivo Dia D de Mutirão de Limpeza na Cidade Alta, promovido pela Secretaria de Saúde. Com mais de 140 profissionais envolvidos e cerca de 80 caminhões de lixo removidos, a ação foi uma resposta preventiva frente ao período de calor e chuvas, favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

Os agentes de endemias percorreram cerca de 4.000 residências em bairros como Cabanas, Cartucha, Vale Verde, Santa Clara e Santa Rita de Cássia. Cíntia Gomes, moradora do bairro Cabanas, enfatizou a importância da iniciativa, destacando que “ajuda na prevenção e no combate às endemias, principalmente nessa época de calor”. 

Dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontam que 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde realizou um mapeamento de áreas propensas à reprodução do mosquito ao longo da última semana, concentrando o resultado desse trabalho no Dia D de conscientização e prevenção. 

A Arena Badaró foi o epicentro das atividades, oferecendo entretenimento com rua de lazer e pipoca para as crianças, além de ser um ponto de informação sobre o ciclo evolutivo do Aedes. O evento contou com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Segurança Pública e Esportes, além da atuação da Guarda Municipal para garantir a segurança. Profissionais de saúde se distribuíram estrategicamente nas áreas mapeadas para prestar serviços à população.