No último final de semana, as apresentações das bandas de Mariana, inicialmente programadas para a Praça da Sé, foram transferidas para o Cine Teatro (antigo SESI). A mudança gerou questionamentos por parte do vereador Juliano Duarte, que criticou a falta de organização do evento.
O vereador, ao utilizar suas redes sociais, expressou sua insatisfação: “Não tiveram programação nem planejamento. Foi tudo feito em cima da hora. A tenda da Praça da Sé teve que ser desmontada por falta de laudo de segurança do Corpo de Bombeiros e por falta da autorização do IPHAN”, publicou Juliano em suas redes sociais.
O Jornal Ponto Final buscou esclarecimentos junto à Prefeitura de Mariana sobre o ocorrido. A assessoria da prefeitura assegurou que o evento tinha aprovação tanto do IPHAN quanto do Corpo de Bombeiros. “A alteração do local do Encontro de Bandas foi necessária devido à possibilidade de chuva, em respeito aos músicos e para conservação dos instrumentos. Além disso, foi um pedido do presidente da AMARBANDAS, Efrain Rocha, associação da qual a Prefeitura de Mariana tem todo o respeito e estima”, afirmou.
A nota continua explicando que a Tenda de Todas as Artes, prevista para instalação na Praça da Sé, possuía laudo do Corpo de Bombeiros desde quinta-feira (7/12) e parecer favorável do IPHAN. No entanto, a prefeitura aguardava retorno para uma estrutura maior, conforme solicitação. Na quarta-feira (13), uma estrutura de 150m² já estava instalada no local para as atividades previstas.
O Encontro de Bandas, evento proposto pela Prefeitura de Mariana no calendário oficial do Natal de Luz 2023, aconteceu no CineTeatro.