Pular para o conteúdo

Município adere ao Programa Miguilim para saúde auditiva e ocular nas escolas 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As capacitações para os professores e a triagem dos pacientes estão programadas para o início do ano letivo de 2024.

A Prefeitura de Mariana formalizou a adesão ao Programa Miguilim, uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação (SEE-MG). O programa visa intensificar as ações de prevenção de agravos relacionados à saúde auditiva e ocular nas escolas públicas do estado. 

A adesão de Mariana ao programa se deu por meio da microrregião de Saúde, com Mariana como sede para o Serviço de Saúde Auditiva na Infância e Ouro Preto como sede para o Programa na Saúde Ocular. Essa parceria estratégica visa estabelecer um fluxo de atendimento eficiente entre os dois municípios, garantindo uma abordagem integrada e abrangente para as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Miguilim. 

Até o momento, os recursos referentes à Saúde Ocular já foram transferidos e estão sob a gestão da Prefeitura de Ouro Preto. Em Mariana, as capacitações para os professores e a triagem dos pacientes estão programadas para o início do ano letivo de 2024. Enquanto isso, uma equipe dedicada da Secretaria de Saúde de Mariana está mobilizada para desenvolver fluxos de atendimento eficazes para os Serviços de Saúde Auditiva. 

O programa Miguilim tem como objetivo principal realizar uma identificação precoce de alterações auditivas e visuais em estudantes, promovendo exames clínicos especializados. Além disso, o programa prevê a concessão de óculos para todos os educandos que apresentarem indicação para esse suporte visual. 

O nome “Miguilim” é uma homenagem a um personagem criado por Guimarães Rosa. Miguilim, um menino do Sertão, tinha sua visão de mundo limitada devido a uma deficiência visual. No entanto, ao receber óculos, passa a enxergar o universo ao seu redor de uma forma totalmente nova. 

A iniciativa representa um passo significativo para a promoção da saúde nas escolas, proporcionando um ambiente educacional mais inclusivo e contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos. O Programa Miguilim destaca-se como uma ação governamental voltada para o bem-estar e o pleno desenvolvimento da juventude mineira.