Pular para o conteúdo

Medidas são adotadas para evitar proliferação de roedores no Centro Histórico

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Segundo a Secretaria de Saúde a principal razão para aparecimento dos ratos é a disposição irregular de resíduos do comércio e doméstico fora dos horários de coleta.

Na última semana, vídeos que mostram ratos revirando lixo em áreas centrais da histórica cidade de Mariana viralizaram nas redes sociais, gerando preocupação entre moradores e comerciantes. A presença desses animais no Centro histórico motivou um apelo à ação por parte de toda a população, buscando evitar o acúmulo de lixo em locais inapropriados e promovendo a limpeza de terrenos baldios.

A equipe do Jornal Ponto Final buscou informações junto à Secretaria de Saúde para entender as medidas adotadas pela prefeitura no combate à proliferação desses animais. Em resposta, a Secretaria destacou que, desde as primeiras denúncias, vem intensificando as ações de controle aos roedores.

A principal causa apontada para o aparecimento dos ratos é a disposição irregular de resíduos do comércio e domésticos fora dos horários de coleta. A Secretaria de Saúde informou que tem trabalhado na aplicação de raticidas em locais propícios para abrigo e alimento dos animais, além de realizar análises ambientais para identificar as causas da proliferação.

Para enfrentar o problema de maneira mais abrangente, a Prefeitura de Mariana, com a participação das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Obras, Fiscalização de Posturas e Desenvolvimento Econômico, juntamente com a ACIAM, está discutindo estratégias para eliminar a oferta de alimento e abrigo aos roedores.

Nesse sentido, o Departamento de Fiscalização de Posturas e Vigilância Sanitária está orientando comerciantes e residentes sobre os horários de coleta de lixo, fiscalizando a regularidade de funcionamento dos estabelecimentos e a validade dos serviços de dedetização e desratização. Um terreno na rua Dom Viçoso, apontado como abrigo e local de reprodução dos ratos, está sendo alvo de uma ação de limpeza, removendo todos os resíduos sólidos.

A Secretaria de Saúde ressaltou a importância da gestão adequada dos resíduos domésticos e de restaurantes como a melhor maneira de evitar a proliferação de vetores. O engajamento de toda a comunidade, seja ela comercial ou residencial, é considerado indispensável para o sucesso dessas ações preventivas. O apelo final é para que os cidadãos estejam atentos aos horários de coleta de lixo e evitem deixar resíduos nas lixeiras por períodos prolongados, contribuindo para a construção de uma cidade mais limpa e saudável.