Pular para o conteúdo

Estudantes de Mariana brilham na Olimpíada Nacional em História do Brasil 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A competição, promovida pela (Unicamp), contou com a participação de 16 mil inscritos de escolas públicas e privadas de todo o país.

Estudantes das escolas E.M. Dom Luciano e E.M. Bento Rodrigues se destacaram na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), trazendo para Mariana um total de seis medalhas. A competição, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contou com a participação de 16 mil inscritos de escolas públicas e privadas de todo o país. 

Sob orientação da professora Silvany Diniz, 24 alunos da Rede Municipal de Mariana foram divididos em oito equipes, desafiados a testar seus conhecimentos sobre a história do Brasil. As avaliações, interdisciplinares, abordam temas que vão desde geografia e literatura até arqueologia, urbanismo, patrimônio cultural e atualidades. “A competição exige muito trabalho em equipe, responsabilidade, habilidade para formular hipóteses e, sobretudo, interesse pelos estudos”, explica Silvany. 

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribuiu com uma estudante de História para orientar os alunos, proporcionando reuniões e debates. “O trabalho em conjunto enriquece o repertório e contribui para o sucesso dos alunos”, afirma a professora Silvany. Além das escolas mencionadas, alunos da E.E. de Passagem, Escola Adjetivo-Cetep e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) também participaram da competição. 

A ONHB é um evento anual composto por quatro fases, cada uma ocorrendo em uma semana, onde é necessário acumular pontuações para avançar. Nas três primeiras etapas, os estudantes enfrentam cinco questões de múltipla escolha e realizam uma tarefa. Na quarta e última etapa, é proposta uma tarefa principal. 

O grupo “Mariana tem História”, da E.M. Dom Luciano, conquistou a medalha de ouro, composto pelas alunas Karoline Carneiro, Isabella Sales e Thaislaine Reis. Duas equipes da mesma instituição foram agraciadas com a medalha de cristal: “Chegou a Vez da História” e “Gaveteiro da História”, formadas pelos alunos Gustavo Duarte, Josielle Siqueira, Rafaella Santos, Ana Flávia Júlio, Camilly Kethainny e Karolaine Souza. 

Na E.M. Bento Rodrigues, as equipes “Bento Presente” e “Bento é História” conquistaram a medalha de prata, com atuação dos alunos Laura Alves, Catarina Morelli, Alison de Souza, Agda dos Santos, Lara Souza e Kaique da Silva. Já a medalha de bronze ficou com o grupo “Bento Você”, composto pelas estudantes Letícia Euzébio, Vanessa Arcanjo e Júlia Silva. Todas as medalhas conquistadas por Minas Gerais na categoria “escola pública” foram para Mariana.