Estudantes das escolas E.M. Dom Luciano e E.M. Bento Rodrigues se destacaram na 3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), trazendo para Mariana um total de seis medalhas. A competição, promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contou com a participação de 16 mil inscritos de escolas públicas e privadas de todo o país.
Sob orientação da professora Silvany Diniz, 24 alunos da Rede Municipal de Mariana foram divididos em oito equipes, desafiados a testar seus conhecimentos sobre a história do Brasil. As avaliações, interdisciplinares, abordam temas que vão desde geografia e literatura até arqueologia, urbanismo, patrimônio cultural e atualidades. “A competição exige muito trabalho em equipe, responsabilidade, habilidade para formular hipóteses e, sobretudo, interesse pelos estudos”, explica Silvany.
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) contribuiu com uma estudante de História para orientar os alunos, proporcionando reuniões e debates. “O trabalho em conjunto enriquece o repertório e contribui para o sucesso dos alunos”, afirma a professora Silvany. Além das escolas mencionadas, alunos da E.E. de Passagem, Escola Adjetivo-Cetep e do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) também participaram da competição.
A ONHB é um evento anual composto por quatro fases, cada uma ocorrendo em uma semana, onde é necessário acumular pontuações para avançar. Nas três primeiras etapas, os estudantes enfrentam cinco questões de múltipla escolha e realizam uma tarefa. Na quarta e última etapa, é proposta uma tarefa principal.
O grupo “Mariana tem História”, da E.M. Dom Luciano, conquistou a medalha de ouro, composto pelas alunas Karoline Carneiro, Isabella Sales e Thaislaine Reis. Duas equipes da mesma instituição foram agraciadas com a medalha de cristal: “Chegou a Vez da História” e “Gaveteiro da História”, formadas pelos alunos Gustavo Duarte, Josielle Siqueira, Rafaella Santos, Ana Flávia Júlio, Camilly Kethainny e Karolaine Souza.
Na E.M. Bento Rodrigues, as equipes “Bento Presente” e “Bento é História” conquistaram a medalha de prata, com atuação dos alunos Laura Alves, Catarina Morelli, Alison de Souza, Agda dos Santos, Lara Souza e Kaique da Silva. Já a medalha de bronze ficou com o grupo “Bento Você”, composto pelas estudantes Letícia Euzébio, Vanessa Arcanjo e Júlia Silva. Todas as medalhas conquistadas por Minas Gerais na categoria “escola pública” foram para Mariana.