Pular para o conteúdo

Circuito ‘Experimente Mariana’ leva vivências únicas aos marianenses 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar e aprender sobre atividades como a confecção de panela de pedra sabão e a produção do cuscuz.

A programação do Natal de Luz Mariana 2023 – A Alegria Ilumina a Cidade teve início na última sexta-feira (8), trazendo diversão, cultura e tradição para todos. Além das atrações teatrais, musicais e do encantador show de luzes, a Prefeitura de Mariana propõe uma jornada única no “Circuito Experimente Mariana”. 

Este circuito oferece 15 experiências envolvendo oficinas, cozinhas, ateliês e espaços de trabalho dos mestres e mestras da cultura marianense. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar e aprender sobre atividades que são parte integral da cidade, como a confecção de panela de pedra sabão e a produção do cuscuz, prato típico do distrito Padre Viegas. O circuito está acontecendo na sede e nos distritos, entre os dias 11 e 23 de dezembro. 

Para participar, são disponibilizadas 15 vagas para cada atividade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.nataldeluzmariana.com.br. A seleção é realizada por ordem de inscrição, havendo uma lista de espera para possíveis desistências. A Prefeitura de Mariana oferece transporte para os participantes. 

O Natal de Luz Mariana 2023 – A Alegria Ilumina a Cidade é promovida pela Prefeitura de Mariana, com o apoio da Cedro Mineração. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Mariana para conferir estas e outras atrações. 

Confira as próximas experiências: 

  • 14/12 – Experiência Cultivo em Paracatu de Baixo – Horta do Senhor Waldir Pollack. 
  • 15/12 – Experiência Saberes do Território em Furquim – Produtos Orgânicos. 
  • 16/12 – Experiência: A arte da Cerâmica em Passagem de Mariana – Ateliê Regina. 
  • 16/12 – Experiência “Das Panelas a arte” em Cachoeira do Brumado – Ateliê do Preto com visita ao Memorial do Tropeiro. 
  • 17/12 – Experiência “Da cana a Rapadura” em Águas Claras – Cozinha do Senhor Zé Dely. 
  • 17/12 – Experiência “À Ferro e Fogo: Processos construtivos de Forjaria” – Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana – Mestre Silvio Palmieri. 
  • 18/12 – Culinária de Quintal em Passagem de Mariana – Quintal da Núria. 
  • 18/12 – Experiência: A milenar arte da Cantaria – Escola de Ofícios Tradicionais de Mariana – Mestre Rinaldo Urzedo. 
  • 19/12 – Experiência De “Pancs a pratos incríveis” em Padre Viegas – Cozinha da Dona Carminha. 
  • 21/12 – Experiência “Pão de Queijo com Afeto” em Passagem de Mariana – Cozinha Wilma Miranda. 
  • 22/12 – Experiência: “Artesanato com fibra de Bananeira” em Claudio Manoel – Ateliê Magda Miranda. 
  • 22/12 – Experiência Galinhada com Pirão – Claudio Manoel – Cozinha da Dona Tania. 

Os horários, locais de saída e previsões de retorno estão detalhados para cada experiência, proporcionando uma imersão única nas tradições e saberes da encantadora Mariana.