Pular para o conteúdo

Brasil pode recuperar Certificado de Eliminação do Sarampo nos próximos meses, afirma diretor da Opas 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Vale ressaltar que o Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo em 2016 da Organização Mundial da Saúde.

No último sábado (9), Jarbas Barbosa, diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), expressou otimismo quanto à recuperação do certificado de eliminação do sarampo para o Brasil nos próximos meses. A declaração foi feita durante um seminário sobre vacinação realizado na Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro. 

Segundo Barbosa, o Brasil está há um ano sem nenhum novo caso diagnosticado da doença, o que cria a expectativa de que a comissão de verificação possa, em breve, certificar novamente o país. Vale ressaltar que o Brasil havia recebido o certificado de eliminação do sarampo em 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, em 2019, perdeu essa certificação devido a um surto da doença. 

O sarampo é uma doença que pode ser prevenida por meio da imunização da população. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, que também participou do seminário, destacou que desde 2016 o Brasil enfrenta um fenômeno preocupante: a hesitação vacinal. Campanhas de desinformação têm contribuído para a queda na busca pela imunização, resultando na redução da cobertura vacinal. 

A esperança agora reside na continuidade dos esforços de vacinação e na conscientização da população sobre a importância da imunização contra o sarampo. Caso a tendência de ausência de novos casos seja mantida, a certificação de eliminação da doença pode ser restaurada nos próximos meses, representando uma vitória na batalha contra a disseminação do sarampo no país.