Pular para o conteúdo

Autoridades de municípios atingidos por desastre em Mariana buscam justiça 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Durante a reunião, os participantes receberam atualizações sobre o estágio atual do processo.

No dia 8 de dezembro, prefeitos, procuradores e secretários dos municípios afetados pelo desastre de Mariana se reuniram em Vitória/ES com advogados do escritório Pogust Goodhead. O encontro visou discutir a Ação Inglesa de Mariana, movida contra as empresas Vale e BHP, que representa mais de 700 mil vítimas do rompimento da barragem do Fundão. 

Durante a reunião, os participantes receberam atualizações sobre o estágio atual do processo e foram informados sobre os próximos passos e audiências previstas. A ação inclui não apenas indivíduos diretamente afetados, mas também indígenas, quilombolas, 46 municípios e 2.500 empresas, autarquias e igrejas. O julgamento está agendado para outubro de 2024. 

“Dada a persistente dificuldade nas negociações com as mineradoras no Brasil, acreditamos que a ação na Inglaterra pode ser um meio eficaz para garantir a reparação de danos e a responsabilização das partes envolvidas. Vamos persistir na busca por uma solução justa para as comunidades impactadas”, afirmou o prefeito de Baixo Guandu, Lastênio Cardoso. 

Tom Goodhead, CEO do Pogust Goodhead, ressaltou a importância da participação dos municípios no processo. “O apoio dos municípios atingidos pela tragédia nos mostra que estamos no caminho certo, protegendo o interesse das pessoas que estão há oito anos em busca de uma reparação integral. Não iremos parar até responsabilizar as mineradoras por esse crime que devastou comunidades inteiras”, destacou. A ação judicial visa buscar justiça e reparação para as comunidades afetadas pelo desastre ocorrido em 2015.