Pular para o conteúdo

Vereador denuncia situação de Casa de Apoio em BH e cobra esclarecimentos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Entre as acusações feitas pelo vereador estão a falta de condições adequadas na casa, com relatos de sujeira, colchões no chão entre outros.

Durante a última reunião ordinária da Câmara de Mariana, o vereador Juliano Duarte expôs preocupações relacionadas à situação da Casa de Apoio mantida pelo município na cidade de Belo Horizonte. O parlamentar levantou questões sobre o processo licitatório, alegando que a residência mencionada nos documentos não corresponde àquela utilizada para abrigar os moradores de Mariana na capital.

Entre as acusações feitas pelo vereador estão a falta de condições adequadas na casa, com relatos de sujeira, colchões no chão e uma máquina de lavar danificada. Além disso, Juliano apontou que a alimentação oferecida aos residentes se resume a arroz e macarrão. Outra denúncia grave foi a interrupção do serviço de transporte para buscar pacientes quando recebem alta nos hospitais.

Diante dessas alegações, a equipe de reportagem do Jornal Ponto Final procurou tanto a Prefeitura de Mariana quanto o Sr. Alair, responsável pela administração da Casa de Apoio, em busca de esclarecimentos.

O Sr. Alair rebateu as acusações do vereador, afirmando que a licitação inicial previa o pagamento de diárias sem especificar se seria para uma casa individual ou coletiva. Ele explicou que, inicialmente, o município concordou em pagar as diárias separadamente para ter uma casa exclusiva, mas posteriormente interrompeu esse pagamento. Quanto ao transporte, Alair negou a interrupção do serviço, chamando o vereador de mentiroso. Ele também questionou a veracidade das alegações sobre as condições da casa, ressaltando que não recebeu visitas dos vereadores. Afirmou que a casa de apoio é uma casa criada para atender a população e que quem mantem a casa é o município, porém o município não realiza pagamentos e quando faz, segundo Alair é com atraso de 60 a 80 dias.

A prefeitura explicou que “A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta quarta-feira (06) compôs, através da Portaria 11/2023, uma Comissão de Fiscalização para acompanhar a prestação de serviço na Casa de Apoio instalada em Belo Horizonte. Integram a equipe o secretário de Saúde Leandro Ferreira, a subsecretária de Saúde Allana Armond e os assessores Márcio Júnior e Edvaldo Souza. O objetivo é fazer uma inspeção por meio de visitas semanais, sem agendamento prévio. A primeira visita aconteceu na manhã desta quarta-feira (6), onde foi constatado que a casa onde os pacientes estão instalados está em condições de uso, o que inclui a limpeza. Excepcionalmente, entre esta segunda e quarta-feira os usuários foram transferidos para uma residência provisória para reparos na instalação habitual. Nesta quinta-feira, o endereço da Casa de Apoio será retomado na Avenida Francisco Sales, 1.643”.