Pular para o conteúdo

Ministério da saúde inclui 165 patologias relacionadas ao trabalho

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O burnout, reconhecido como um distúrbio ligado ao trabalho, caracteriza-se pelo esgotamento físico e emocional do profissional.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 165 novas patologias na lista de doenças relacionadas ao trabalho, consideradas responsáveis por causar danos à integridade física ou mental dos trabalhadores. Dentre as adições, destacam-se o burnout, transtornos associados ao uso excessivo de álcool, drogas e café, Covid-19, distúrbios musculares e alguns tipos de câncer. 

O burnout, reconhecido como um distúrbio ligado ao trabalho, caracteriza-se pelo esgotamento físico e emocional do profissional, geralmente decorrente de condições desgastantes, excesso de carga horária ou metas inatingíveis. 

A atualização da lista, divulgada nesta semana, ocorreu por meio de uma portaria assinada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. Com essas adições, o número de códigos de doenças relacionadas ao trabalho aumenta de 182 para 347. 

Essa medida visa aprimorar o reconhecimento e a abordagem das doenças ocupacionais, proporcionando uma visão mais abrangente dos desafios enfrentados pelos trabalhadores em diversos setores. A iniciativa busca também facilitar a identificação e tratamento adequado das condições de saúde relacionadas ao ambiente de trabalho.