Pular para o conteúdo

CNPS aprova nova queda na taxa de juros para crédito consignado do INSS

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os novos índices entrarão em vigor após a publicação da normativa pela Previdência Social.

O Conselho Nacional do Previdência Social (CNPS) anunciou uma nova redução na taxa de juros para o crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A taxa, que atualmente está em 1,84% ao mês, será ajustada para 1,80%.

Essa mudança também se reflete nas modalidades de cartão de crédito consignado e cartão de benefício, cuja taxa será reduzida de 2,73% ao mês para 2,67%. Os novos índices entrarão em vigor após a publicação da normativa pela Previdência Social.

Vale ressaltar que a nova taxa aprovada é ligeiramente superior à proposta apresentada pelo Ministério da Previdência Social na reunião anterior do CNPS, onde sugeriu juros de 1,77% para o empréstimo e 2,62% para o cartão.

A decisão de reduzir os juros foi aprovada por 14 votos a 1, sendo o voto contrário proveniente do setor bancário. O crédito consignado é uma modalidade controlada pela Previdência Social, e o limite de juros é estabelecido pelo CNPS. Atualmente, as regras permitem que os segurados do INSS comprometam até 45% do benefício com o empréstimo consignado.