O Conselho Nacional do Previdência Social (CNPS) anunciou uma nova redução na taxa de juros para o crédito consignado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A taxa, que atualmente está em 1,84% ao mês, será ajustada para 1,80%.
Essa mudança também se reflete nas modalidades de cartão de crédito consignado e cartão de benefício, cuja taxa será reduzida de 2,73% ao mês para 2,67%. Os novos índices entrarão em vigor após a publicação da normativa pela Previdência Social.
Vale ressaltar que a nova taxa aprovada é ligeiramente superior à proposta apresentada pelo Ministério da Previdência Social na reunião anterior do CNPS, onde sugeriu juros de 1,77% para o empréstimo e 2,62% para o cartão.
A decisão de reduzir os juros foi aprovada por 14 votos a 1, sendo o voto contrário proveniente do setor bancário. O crédito consignado é uma modalidade controlada pela Previdência Social, e o limite de juros é estabelecido pelo CNPS. Atualmente, as regras permitem que os segurados do INSS comprometam até 45% do benefício com o empréstimo consignado.