Pular para o conteúdo

Aumento alarmante de casos de HIV/aids entre jovens preocupa autoridades de saúde

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Algumas ISTs, especialmente em estágios iniciais, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas claros.

Dados recentes do Ministério da Saúde revelam que, embora o país venha registrando uma queda nos casos de HIV/aids, a situação entre os homens de 15 a 29 anos é preocupante. Nessa faixa etária, o índice tem aumentado, atingindo 53,3% dos infectados entre 25 e 29 anos em 2021. Paralelamente, os números também apontam para um crescimento nos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.

Em meio à campanha Dezembro Vermelho, que visa conscientizar sobre a prevenção do HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) destaca os riscos associados a essas infecções quando não tratadas. Complicações como lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas, cardiovasculares e até câncer, como o de útero e de pênis, podem surgir.

Algumas ISTs, especialmente em estágios iniciais, são silenciosas, não apresentando sinais ou sintomas claros. Isso pode criar a falsa impressão de cura, atrasando o tratamento e agravando as complicações. Entre os sintomas mais comuns estão feridas, corrimento, verrugas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

No Dia Mundial de Combate à Aids, especialistas do Ministério da Saúde expressaram preocupação, destacando o aumento de casos entre os jovens. Chamando atenção para comportamentos de risco, como o consumo excessivo de álcool, uso de drogas e práticas sexuais desprotegidas, contribuindo para a disseminação dessas infecções. Fazendo um alerta para a necessidade de conscientização, ressaltando que a falta de proteção pode não apenas resultar em HIV/aids, mas também em outras doenças sexualmente transmissíveis, como hepatites B e C. O uso de preservativos foi enfatizado como uma medida essencial para prevenir essas condições.