Pular para o conteúdo

Prefeitura anuncia criação de 300 casas populares e retomada ao “Minha Casa Minha Vida”

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Celso anunciou investimentos em reformas de moradias, destacando a necessidade de dar dignidade às pessoas e garantir a segurança habitacional.

Grandes avanços foram anunciados na gestão municipal pelo Prefeito Celso Cota, que revelou a contratação de uma empresa especializada para promover a Regularização Fundiária Urbana (REUB) na cidade, em uma entrevista à Rádio Mariana. A menos de 100 dias desde que assumiu a prefeitura, Cota Neto destacou a urgência e a rapidez com que a administração está abordando essa questão crucial.

O processo de REUB visa regularizar as ocupações urbanas, fornecendo estudos abrangentes da cidade para dar titularidade aos ocupantes. O prefeito citou áreas como Morada do Sol, densamente ocupada, e Serrinha, onde a ocupação é desordenada. Ele enfatizou a importância de dar titularidade às pessoas e realizar investimentos em infraestrutura nessas regiões.

Cota também abordou a proposta de ampliação habitacional para evitar ocupações irregulares e dar às famílias condições dignas de moradia. Ele destacou a necessidade de organizar a cidade, mencionando o projeto Nova Mariana, iniciado em 2015, que, segundo ele, foi deixado de lado, mas que agora está sendo revisado e retomado pela administração.

A proposta inclui uma ocupação mista, destinando parte para atividades empresariais, expandindo o parque industrial, e parte para residências. O prefeito enfatizou a importância de evitar a desorganização e falta de planejamento na cidade, mencionando investimentos mal direcionados.

Além disso anunciou investimentos na reforma de moradias, destacando a necessidade de dar dignidade às pessoas e garantir a segurança habitacional. O projeto prevê investimentos de cerca de 10 milhões de reais, mudando reformas básicas em residências com foco em banheiro, cozinha, piso, telhado, entre outros.

O prefeito ressaltou que o objetivo é atender às necessidades básicas das famílias, proporcionando um ambiente digno, sem a necessidade de investimentos extravagantes. Ele também informou que estão sendo licitadas 300 casas populares, com a intenção de investir cerca de 20 milhões em novas moradias para Mariana.

Outra frente de atuação destacada na entrevista é a retomada do projeto Minha Casa Minha Vida, com parceria entre o município e a Caixa Econômica Federal. O prefeito enfatizou a importância de fornecer condições acessíveis às famílias marianenses, destacando o desafio do alto custo do metro quadrado na região.

Em meio a essas iniciativas, Celso Cota Neto expressou sua preocupação em garantir que Mariana cresça de forma planejada, organizada e com qualidade de vida para todos os cidadãos. O projeto abrange desde a regularização fundiária até a ampliação habitacional, transformando a cidade em um local mais justo e estruturado para seus habitantes.