Pular para o conteúdo

Diagnóstico e tratamento de sífilis estão acessíveis nas UBS’s da cidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Um levantamento dos registros de diagnóstico no mês de outubro revelou dados importantes sobre a incidência da doença em Mariana.

A sífilis, doença causada pela bactéria Treponema Pallidum, tem sido objeto de atenção da Secretaria Municipal de Saúde de Mariana. Com diagnóstico simples e tratamento eficaz, os marianenses podem ter acesso ao tratamento e medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

A infecção, adquirida principalmente por contato sexual ou exposição ao sangue de pessoa infectada, também pode ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação ou parto, conhecida como Sífilis Congênita. Um levantamento dos registros de diagnóstico no mês de outubro revelou dados importantes sobre a incidência da doença em Mariana:

  • Sífilis adquirida: 20 casos notificados.
  • Sífilis congênita: 3 casos registrados.
  • Sífilis em gestantes: 6 casos identificados.

A prevenção, destacada como essencial, ressalta o uso do preservativo em todas as formas de relação sexual (anal, oral e vaginal). O não tratamento da sífilis pode levar a complicações graves, afetando o sistema nervoso central, cardiovascular e órgãos como olhos, pele e ossos.

Os números indicam uma necessidade contínua de educação e conscientização sobre a prevenção e busca por tratamento adequado. A Secretaria de Saúde reforçou a importância da realização periódica de exames e do acesso aos serviços oferecidos nas UBS’s para diagnosticar e tratar precocemente a Sífilis, garantindo a saúde da população de Mariana.