Pular para o conteúdo

9º Ginga Mariana: Encontro entre capoeiristas celebra cultura e tradição

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O encontro reuniu alunos, familiares, mestres e professores vindos de diversas cidades de Minas Gerais.

Aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro o 9° Ginga Mariana, um evento cultural organizado pela Fundação Internacional Capoeira Artes das Gerais (FICAG) – Mariana. O encontro reuniu alunos, familiares, mestres e professores vindos de diversas cidades de Minas Gerais, proporcionando um ambiente de ancestralidade, arte marcial, música e intenso compartilhamento de saberes.

Entre os participantes desta edição de 2023 estavam presentes mestres renomados, como Mestre Tuca e seus alunos, Mestre Ganize de Viçosa, Mestre Capuccino, Mestre Museu de Belo Horizonte, Contra-Mestre Leandro de Ponte Nova, Professor Capitão e Professor Pica-Pau de Acaica , além de instrutores e formandos.

As atividades começaram às 8h com um café da manhã seguido por um concurso de musicalidade premiando o vencedor e um curso com o Mestre Museu, encerrando a manhã de forma intensa e instrutiva. Após um almoço compartilhado por todos os presentes, o Percursionista Magrão fez uma apresentação mostrando e explicando detalhes sobre seus instrumentos musicais artesanais.

O evento culminou com a entrega de formaturas para alguns alunos, um momento repleto de emoções, finalizando com uma roda de capoeira e a celebração do aniversário do Mestre Tuca, que completou seus 40 anos durante o encontro. “A capoeira começa na musicalidade (…) A capoeira nasce como uma luta de resistência”. – Mestre Museu.