Pular para o conteúdo

Saúde destina R$8 milhões para atendimento psicossocial a vítimas de violência

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Medida faz parte do 2º Pacote pela Igualdade Racial, lançado pelo governo federal, e que envolve ações conjuntas de dez ministérios e órgãos.

Nesta segunda-feira (20), durante o lançamento do segundo Pacote pela Igualdade Racial pelo governo federal, em Brasília, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou uma autorização de R$ 8 milhões para investimentos na formação de profissionais que atuam no atendimento psicossocial de mães e familiares vítimas de violência. A iniciativa faz parte das 13 ações que compõem o pacote de iniciativas afirmativas.

Além do apoio à especialização dos profissionais, uma verba também será destinada à elaboração de um protocolo para o fluxo de atendimento, bem como à definição de diretrizes para supervisão da rede socioassistencial do Estado.

O projeto piloto será implementado nos estados da Bahia e do Rio de Janeiro, contando com o apoio de cinco universidades públicas: as Federais da Bahia (UFBA), de São Paulo (Unifesp), do Ceará (UFC), do Rio de Janeiro ( UFRJ) e Fluminense (UFF).

Essa medida integra um conjunto de ações interministeriais assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a participação de dez ministérios e órgãos federais. O objetivo principal é garantir ou ampliar o direito à vida, à inclusão, à memória, à terra e à reparação da população negra.

O documento abrange diversos programas nacionais, titulações de territórios quilombolas, bolsas de intercâmbio, o reconhecimento do hip-hop como referência cultural, entre outras medidas que visam promover a equidade e a justiça social.