Pular para o conteúdo

Escola M. Bento Rodrigues resgata a história marianense em evento cultural

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O evento aconteceu na quadra esportiva da instituição, localizada no novo distrito Bento Rodrigues, das 8h às 12h.

A diretora Eliene dos Santos destaca que as atividades foram planejadas com objetivo de resgatar a história de Mariana. Segundo ela, “o ‘Viver Mariana’ busca esse resgate histórico, essa conexão com as raízes da cidade.

A programação incluiu uma apresentação teatral, exposição de quadros e diversos materiais relacionados, bem como uma cartilha interativa. Esta última, foi elaborada pelos próprios estudantes, contém informações, fotos e relatos de personagens marcantes da história de Mariana.

O projeto “Bento: passado, presente e futuro” teve início em 2016 como uma iniciativa da direção escolar. Seu propósito é proporcionar às crianças a oportunidade de resgatar suas memórias e narrar a história do distrito mais afetado pelo desastre do rompimento da barragem de Fundão. Anualmente, o projeto é executado durante o mês de novembro, como forma de lembrança do ocorrido em 2015.

Essa iniciativa não apenas resgata a identidade local, mas também fortalece os laços comunitários, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da cultura e das vivências de Mariana.