Pular para o conteúdo

Abastecimento de água na Cidade Alta receberá investimento de R$ 1,5 Milhão

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O plano inclui a construção de uma adutora de 2 km, destinada ao transporte de 345 mil litros de água por dia.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Mariana dará início à ampliação da rede de água nos bairros Cartuxa e Cabanas, com um investimento total de R$ 1,5 milhão. Este projeto, idealizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE), será viabilizado por meio do financiamento fornecido pela Mineradora Samarco.

O plano inclui a construção de uma adutora de 2 km, destinada ao transporte de 345 mil litros de água por dia, desde a Captação de Vaguinho até o Sistema de Abastecimento da Cidade Alta. Segundo a administração municipal, cerca de 2 mil pessoas serão diretamente beneficiadas por essa iniciativa.

O prefeito Celso Cota enfatizou a importância desse projeto ao afirmar: “Os moradores da Cidade Alta dependem de abastecimento alternativo por meio de tráfego-pipa. Nosso objetivo é disponibilizar água através de tubulações, garantindo um abastecimento constante e eliminando essa dependência.” Entre os principais beneficiados pertencerão aos moradores dos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Santa Clara, Cartuxa e Vale Verde.

Crise Hídrica e Medidas Emergenciais

Durante os últimos dez dias, Mariana teve a necessidade de ampliar o fornecimento de água através de caminhões-pipa. Essa medida emergencial foi necessária devido à queda nos níveis de água nas captações, resultando em uma distribuição insuficiente para a população local. Esse cenário é decorrente da estiagem e da onda de calor que tem afetado o estado de Minas Gerais.

Apesar desse desafio, as escolas, postos de saúde e outras estruturas públicas continuam operando normalmente. O prefeito Celso Cota reforçou o compromisso da administração municipal: “Estamos intensificando o abastecimento para garantir que a população tenha acesso aos serviços públicos de forma ininterrupta”.

Diariamente, a Prefeitura de Mariana transportou 1,2 milhão de litros de água por meio de 15 caminhões-pipa, garantindo o fornecimento essencial para a comunidade durante esse período de desafios.