Pular para o conteúdo

Sociedade Musical União XV de Novembro completa 122 anos de tradição e cultura 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Por onde passa a banda encanta turistas e moradores, sendo um importante símbolo da rica história de Mariana.

A Sociedade Musical União XV de Novembro, uma das bandas mais tradicionais e encantadoras de Mariana, comemora seus 122 anos de atividade ininterrupta. Fundada em 1901 pelo Dr. Gomes Freire de Andrade, médico, professor, líder político local e diretor do Partido Republicano na cidade, a banda teve origem como uma ferramenta para promover a política republicana da época. 

Na tarde do dia 15 de novembro de 1901, alguns músicos se reuniram para discutir a formação da banda, buscando integrar-se às novas forças políticas definidas com ideais republicanos. A partir daí, a União XV de Novembro se tornou parte essencial da consolidação dos ideais políticos da nova facção, liderada pelo Dr. Gomes Freire de Andrade. 

A banda não apenas se dedicava à música, mas também caminhava em parceria com o jornal Rio do Carmo, desaparecido em 1903 e renascido em 1905 com o nome O Germinal, ambos sintonizados com a propaganda republicana. Ao longo dos anos, a banda esteve presente em comemorações cívicas, sociais e religiosas da cidade, tornando-se parte da tradição marianense. 

Atualmente, a Sociedade Musical União XV de Novembro, mantém suas tradições e se destaca como um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Seu legado musical, continua a encantar turistas e moradores, sendo um símbolo importante da rica história de Mariana. Parabéns Sociedade Musical União XV de Novembro e também não podemos nos esquecer da atual diretoria da banda pelo seu comprometimento em manter viva à cultura e a tradição!