Pular para o conteúdo

Polícia Civil de MG divulga cuidados essenciais para evitar golpes na Black Friday 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Principais ciladas são os sites e perfis de redes sociais falsos que oferecem produtos que não existem.

No dia 24 de novembro, os consumidores brasileiros estarão mergulhados nas promoções da Black Friday, mas a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alertou para os riscos de golpes durante esse período. A delegada Elyenni Célida, da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, destaca que compras em sites e perfis de redes sociais falsos e aquisição de produtos falsificados são os registros mais comuns. 

A pressa em adquirir produtos durante as promoções pode tornar os consumidores mais vulneráveis a golpes, alerta a delegada. “Na pressa de adquirir um produto ou serviço, o usuário acaba se esquecendo de verificar o valor, que pode aparecer sem o desconto aplicado”, exemplifica. 

Dicas da PCMG para Evitar Golpes na Black Friday: 

  • Atenção aos Detalhes na Compra: 

Fique atento ao valor total, parcelas, juros, prazo de entrega e possíveis custos ocultos, como seguros não autorizados. 

  • Pesquisa de Preços: 

Consulte os preços dos produtos antecipadamente para evitar a prática de aumentar os preços dias antes da Black Friday. 

  • Desconfiança de Ofertas Irreais: 

Cuidado com ofertas que apresentam preços muito abaixo do praticado no mercado, pois podem indicar fraude. 

  • Opte por Sites Conhecidos: 

Escolha sites conhecidos e confiáveis. Verifique a transação da empresa no consumidor.gov.br e evite endereços eletrônicos enviados pelo Procon. 

  • Cautela com Sites Estrangeiros e Ofertas em Redes Sociais: 

Evite sites estrangeiros e ofertas em redes sociais ou e-mails, especialmente de fontes não confiáveis. 

  • Segurança on-line: 

Atualize o antivírus, utilize redes confiáveis, verifique a segurança do site com https, cadastre-se na barra de navegação e na inscrição “Site Seguro”. 

  • Pagamentos Seguros: 

Ao usar o Pix, confira os dados do recebedor. Em pagamentos com boleto, verifique todos os dados. Ao optar por cartão de crédito, utilize o cartão virtual único. 

O que fazer se cair em um golpe? 

Caso caia em um golpe, a PCMG orienta os consumidores a denunciarem o crime, seja em uma delegacia ou pela Delegacia Virtual em casos de estelionato. É fundamental reunir todos os registros de interação com os golpistas para auxiliar nas investigações. O registro on-line na Delegacia Virtual tem o mesmo valor legal do procedimento presencial e pode ser utilizado para diversos fins, como acionamento de segurança e comprovação de extravio de documentos. A delegada enfatiza a importância de salvar todas as informações relacionadas à compra, desde o anúncio do desconto até a nota fiscal, para fortalecer o processo de investigação.