Pular para o conteúdo

Medidas emergenciais são descartadas em Santa Rita Durão após análise da ANM 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar, esclareceu que a preocupação não se refere a barragens, mas sim à pilha de provisão estéril de rejeitos e ao dique de contenção.

Diante das preocupações geradas por relatos alarmantes sobre uma possível instabilidade na pilha de estéril da Mina de Fábrica Nova, a Prefeitura Municipal realizou uma coletiva de imprensa na manhã de terça-feira (14). O Prefeito Celso Cota, ao lado de Webert Stopa, coordenador da Defesa Civil Municipal, e Anderson Aguilar, secretário de Meio Ambiente, buscaram esclarecer e tranquilizar os moradores de Santa Rita Durão, distrito diretamente impactado pelos rumores alarmantes. 

A origem da preocupação foi dada por reportagens veiculadas na última segunda-feira (13), por veículos de comunicação de Belo Horizonte, apontando a possibilidade de colapso na pilha de estéril e no dique de contenção da mina, levantando-se até a possibilidade de evacuação de 281 pessoas na região. 

O Prefeito Celso Cota lamentou a falta de consulta às autoridades municipais antes da divulgação dessas informações, enfatizando que Mariana foi pega de surpresa com a situação. No entanto, assegurou que, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente, a prefeitura tem monitorado de perto a situação.  

Webert Stopa, respaldado por uma análise recente da Agência Nacional de Mineração (ANM) e um estudo preliminar da mineradora Vale S/A, confirmou a estabilidade da estrutura, descartando a necessidade de medidas emergenciais, como a evacuação da área. No entanto, reforça que a Defesa Civil está pronta para uma evacuação preventiva caso qualquer anomalia represente um risco iminente. Stopa ainda informou que vários simulados já foram realizados com a população local. 

Contrariando informações iniciais, o Secretário de Meio Ambiente, Anderson Aguilar, esclareceu que a preocupação não se refere a barragens, mas sim à pilha de provisão estéril de rejeitos e ao dique de contenção. 

Além disso, em entrevista exclusiva ao Diretor do Jornal e TV Ponto Final, Rômulo Passos, o Prefeito Celso reforçou a segurança de Santa Rita Durão: “Diante dos laudos preliminares, podemos afirmar que Santa Rita Durão não corre o menor risco em relação às notícias divulgados. Estamos acompanhando, esperei o laudo sair, para manifestar de forma responsável. Hoje eu venho aqui junto com o Rômulo do Jornal Ponto Final, para dizer que Santa Rita Durão está extremamente segura”. O prefeito ainda comunicou que haverá uma reunião com a comunidade de Santa Rita Durão na próxima quinta-feira (16), para discutir questões pertinentes ao distrito.