Pular para o conteúdo

Escola de Bailados de Mariana: promove arte, cultura e desenvolvimento integral  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As aulas são estruturadas para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, estimulando funções executivas.

Fundada em abril de 2008 pela diretora Laura Gomes, com mais de 20 anos de experiência como professora de dança, a Escola de Bailados de Mariana tornou-se um referencial na formação, promoção e difusão da arte e cultura por meio da dança. A instituição acolhe alunos desde os 3 anos até a fase adulta, oferecendo regularmente à comunidade marianense eventos de dança realizados nas praças e no Teatro Municipal. 

Certificada nos métodos de Ballet Clássico Inglês Royal Academy of Dance (7° grau) e Cubano, Laura Gomes coordenou os projetos das Escolas Municipais de Dança de Itabirito e Mariana por 5 anos. O professor Jonas, integrante da equipe desde a fundação, contribui com aulas de Street Dance, oferecendo uma abordagem séria e competente. 

Atualmente, Laura Gomes, diretora da escola, está na fase final do curso de graduação em Fisioterapia. O Balé Clássico, principal modalidade oferecida pela Escola de Bailados, destaca-se por um ensino diferenciado, que vai além da técnica da dança. As aulas são estruturadas para promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, estimulando funções executivas, com o suporte do profissional de Boomerang Neuroeducação, Carlos José Pires. 

O acompanhamento do desenvolvimento físico dos alunos é realizado por meio do projeto de mapeamento corporal com a fisioterapeuta Dra. Aline Eufrásio. Neste projeto, os pais participam de avaliações com um fisioterapeuta, discutindo sobre estrutura óssea, postura e cuidados específicos para garantir um desenvolvimento saudável. As informações são compartilhadas com as professoras de balé, adaptando as aulas de acordo com as necessidades individuais para prevenir possíveis lesões e garantir uma postura adequada. 

Os alunos acima de 8 anos têm a oportunidade de participar da modalidade criada para garantir um desenvolvimento mais avançado, o DFA (Desenvolvimento Físico Avançado). Essa aula extra semanal aborda as demandas específicas do desenvolvimento de cada aluno, garantindo que a técnica do Balé Clássico seja acessível a todos os tipos de corpos. 

A companhia irá apresentar no próximo dia 26 o espetáculo “Entre Castelos e Lagos” no teatro Municipal de Mariana, nos horários de 15h e 19h. 

A Escola de Bailados de Mariana destaca-se não apenas como uma instituição de ensino de dança, mas como um espaço que promove o crescimento integral de seus alunos, unindo arte, cultura e cuidados com a saúde física e mental. O compromisso com o desenvolvimento saudável e inclusivo reforça o papel da escola na comunidade, proporcionando experiências enriquecedoras para seus alunos.