Pular para o conteúdo

Diabetes no Brasil: Aumento alarmante e desafios do tratamento 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O país é o quinto com maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos diagnosticados.

O diabetes no Brasil atinge cerca de 10,2% da população, representando um aumento em relação a 2021 (9,1%). Uma pesquisa Vigitel Brasil 2023 evidencia que o diagnóstico é mais comum em mulheres (11,1%) do que em homens (9,1%). O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional do Rio de Janeiro, Daniel Kendler, associa esse aumento entre as mulheres à sobrecarga em suas rotinas diárias. 

A pesquisa também mostra uma clareza direta entre o diagnóstico de diabetes e a idade dos entrevistados, bem como com o nível de escolaridade. Com mais de 65 anos, 30,3% têm diabetes, enquanto aqueles com menor escolaridade (0 a 8 anos de estudo) apresentam o maior percentual (19,4%). 

O Brasil é o quinto país com maior incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos diagnosticados. Cerca de 90% são do tipo 2, relacionados à resistência à insulina ou a hábitos de vida. 

Na celebração ao Dia Mundial do Diabetes, a Organização Mundial de Saúde destaca o tema “Educação para Proteger o Futuro”. A importância do diagnóstico precoce e do acesso a um tratamento de qualidade é enfatizada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Levimar Araújo, também portador de diabetes tipo 1. 

A campanha Novembro Diabetes Azul, promovida pela Sociedade Brasileira de Diabetes, busca conscientizar sobre a doença. A instituição disponibiliza uma calculadora virtual de risco de diabetes e reforça a importância da educação sobre a doença nas escolas e na sociedade em geral. 

O Ministério da Saúde garante a distribuição gratuita de medicamentos para o tratamento e a estruturação da rede de atenção primária à saúde para o monitoramento e controle da doença.