Pular para o conteúdo

Câmara aprova repasse de R$ 320 mil para o Centro de Equoterapia Pequeno Artur 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O objetivo é proporcionar uma reabilitação eficaz e prazerosa, contribuindo para o bem-estar dos beneficiários.

Na mais recente Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 133/2023, de autoria do Prefeito Celso Cota Neto. Esse projeto dispõe sobre uma autorização de transferência de recursos, na modalidade subvenção social, destinada ao Centro de Equoterapia Pequeno Artur, no valor de R$ 320 mil, a ser repassada em três parcelas. 

O Centro de Equoterapia Pequeno Artur é conhecido por oferecer um método terapêutico inovador que utiliza cavalos para auxiliar no desenvolvimento de pessoas com deficiências físicas, psicológicas ou cognitivas. O método estimula o desenvolvimento da mente e do corpo dos praticantes, sendo oferecido através da Secretaria de Saúde do município. 

Motivado pelo pequeno Artur, o centro terapêutico tem como missão atender instituições de Mariana, com prioridade para a Apae, Comunidade da Figueira, Crescer, Lar Santa Maria, além de crianças com necessidades especiais matriculadas na rede municipal de ensino. O objetivo é proporcionar uma reabilitação eficaz e prazerosa, contribuindo para o bem-estar dos beneficiários. 

Localizado na rua Maria Letícia de Miranda Novaes Santos, 20, na Rodovia do Contorno, em Mariana – MG, o Centro de Equoterapia Pequeno Artur realiza sessões que beneficiam pessoas de todas as faixas etárias. Além das instituições mencionadas, o serviço se estende à Associação das Pessoas com Deficiência de Mariana (Adem), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps IJ), e atende demandas de indivíduos que não estão vinculados a essas entidades. 

Todos passam por avaliação médica, fisioterápica e psicológica antes de serem encaminhados para o serviço. Uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, fisioterapeutas, pedagogos, auxiliares-guia, profissionais de desenvolvimento infantil, equitadores e psicólogos, oferece um acompanhamento completo e eficaz. 

A psicóloga Priscila Amaral, idealizadora do projeto, destaca que o Centro está atendendo toda a demanda do município por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “O Centro está conseguindo abraçar todas as instituições da cidade que de alguma forma trabalham com pessoas que têm alguma deficiência”, afirma. 

Marly Gomes, Coordenadora do Centro de Equoterapia Pequeno Artur, ressalta os benefícios do método, destacando a abordagem inovadora e o ambiente ao ar livre. “Aqui o nosso consultório é aberto, através da natureza. As sessões são realizadas no picadeiro com vários tipos de disciplinas, de acordo com a necessidade do praticante”, pontua. O repasse reforça o compromisso da cidade em oferecer alternativas terapêuticas acessíveis e eficazes para a comunidade local.