Pular para o conteúdo

Zé Pereira enfrenta crise financeira e busca apoio para preservar tradição

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara luta para superar dívidas e manter a cultura viva.

Fundada no ano de 1846, de acordo com a memória oral dos moradores do bairro São José, a Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara, um dos blocos carnavalescos mais antigos e tradicionais de Mariana, enfrenta uma das maiores crises financeiras de sua história.

Em outubro de 2023, foram eleitos os novos diretores do bloco centenário, com Darlan Malta Ferreira assumindo a presidência. No entanto, a nova diretoria assume com uma dívida acumulada de aproximadamente 176 mil reais, deixada pela gestão anterior. Esse valor continua a crescer devido a juros e correção, tornando uma situação ainda mais desafiadora. O processo referente à gestão anterior corre junto ao Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), e devido a essa situação, a Prefeitura Municipal não consegue fazer repasses financeiros para o bloco.

Além da dívida, a nova diretoria enfrenta desafios importantes, como a falta de recursos para aquisição de materiais e coisas essenciais para a manutenção das tradições do bloco. Itens como botijões de gás, tinta a óleo, arame para a confecção e manutenção dos bonecos usados nas festividades se tornaram difíceis de adquirir. A sede da organização também necessita de reformas urgentes.

Darlan Malta Ferreira, presidente da Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara, ao denunciar expressou sua preocupação com a situação atual, afirmando: “Estamos precisando de mais ajuda e, quem sabe, um patrocínio. Sem recursos e apoio, o bloco centenário corre o risco de destruição.” Ele ressaltou a importância do bloco na cultura local, afirmando que “o grupo folclórico foi registrado como patrimônio imaterial do Município de Mariana”.

A ex-presidente, Maria José Chaves, que está envolvida no processo em andamento no TCEMG, foi procurada pela equipe do Jornal Ponto Final e até o fechamento desta edição não conseguimos contato. Segundo informações obtidas por este semanário, a ex-presidente encontra-se em estado debilitado de saúde.

A Organização Folclórica Zé Pereira da Chácara desempenha um papel fundamental na preservação das tradições culturais e folclóricas de Mariana e é uma parte valiosa do patrimônio histórico da cidade. A mobilização da comunidade e o apoio dos patrocinadores podem ser essenciais para garantir que essa tradição centenária continue a prosperar e a alegrar as festividades locais.