Pular para o conteúdo

Streptococcus: São João Del-Rei confirma mais um teste positivo da doença

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Nos últimos dias, mais de 2.000 testes rápidos para diagnóstico da bactéria Streptococcus Pyogenes foram distribuídos em São João del-Rei.

Na última terça-feira, dia 7 de novembro, a cidade de São João del-Rei registrou um caso de infecção por Streptococcus Pyogenes. O paciente, cuja idade não foi revelada, testou positivo para a bactéria em um teste rápido realizado em uma das Unidades Básicas de Saúde do município. A confirmação da contaminação foi divulgada pela prefeitura local.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, cinco testes foram realizados na cidade no mesmo dia. Quatro deles resultaram em diagnóstico negativo, descartando a suspeita de infecção por Streptococcus Pyogenes. Vale ressaltar que um dos pacientes submeteu-se ao teste duas vezes, pois o primeiro resultado foi inconclusivo.

Nos últimos dias, mais de 2.000 testes rápidos para diagnóstico da bactéria Streptococcus Pyogenes foram distribuídos em todas as Unidades Básicas de Saúde de São João del-Rei. A aplicação dos testes é realizada com base em critérios médicos e de acordo com um protocolo elaborado para os profissionais de saúde.

A preocupação em relação ao Streptococcus Pyogenes em São João del-Rei se intensificou devido às recentes ocorrências na cidade. Três crianças tiveram óbito com suspeita de contaminação por bactéria, e outras quatro crianças foram internadas em UTI com sintomas de dor de garganta. Segundo informações da Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei, duas crianças continuam internadas e estão evoluindo bem, enquanto uma terceira aguarda resultado de exame.

Essa situação gerou apreensão entre pais e responsáveis pelos alunos da região, resultando na suspensão das aulas e manifestações na cidade. Após investigação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou a hipótese de que a morte de uma menina de 10 anos em São João del-Rei, ocorrida no último dia 23, tenha sido causada pela bactéria Streptococcus. De acordo com a SES-MG, uma investigação epidemiológica sugere que os pacientes ainda sem laudo faleceram devido a uma infecção disseminada, denominada sepsemia, que pode ser causada por diversos agentes infecciosos.

Até o momento, o único caso confirmado de infecção por Streptococcus Pyogenes em São João del-Rei envolveu uma criança de 9 anos, que foi internada por 16 dias e se recuperou.