Pular para o conteúdo

Novembro Vermelho: Mês de prevenção e ao câncer bucal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O câncer de boca é um tumor maligno que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua a região embaixo dela, e é mais comum em homens acima dos 40 anos.

Além do Novembro Azul no mês de novembro também existe uma campanha que poucos conhecem, o Novembro Vermelho, que foi criada para a conscientização a prevenção do câncer bucal. O câncer de boca é um tumor maligno que acomete lábios, gengiva, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo dela, sendo mais comum em homens com idade acima dos 40 anos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Durante o mês de novembro, são estimuladas ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal, para que haja mais informação a respeito do tema e, assim, os casos da doença diminuam ou sejam diagnosticados precocemente, garantindo 95% de chance de cura ao paciente.

Caso apresente sintomas como manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca, lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, nódulos no pescoço, rouquidão persistente ou dificuldade de mastigação e de engolir, vá a UBS mais próxima, onde os profissionais estarão disponíveis para te examinar e encaminhar para um tratamento, caso necessário.