Pular para o conteúdo

Novembro Azul em Mariana: Conscientização e prevenção contra o câncer de próstata

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Durante a reunião, o Dr. Nirvan Santos Gribel, ministrou uma palestra informativa e esclarecedora sobre o "Novembro Azul".

Na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana, o “Novembro Azul” foi pauta, reforçando a importância da prevenção e conscientização em relação ao câncer de próstata. O momento contou com a presença do Secretário de Saúde, Leandro Ferreira, do Urologista Dr. Nirvan Santos Gribel, e da Enfermeira Bruna Guimaraens.

O Dr. Nirvan Santos Gribel, que integra a equipe de saúde de Mariana desde 2022 como concursado pela Prefeitura Municipal, possui 28 anos de experiência na área médica, sendo 21 deles dedicados ao atendimento na cidade. Durante a reunião, o médico ministrou uma palestra informativa e esclarecedora sobre o “Novembro Azul”, ressaltando a importância da campanha.

O programa “Novembro Azul” foi criado em 2003 com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre a prevenção do câncer de próstata. O Dr. Gribel destacou que o risco de desenvolver esse tipo de câncer aumenta com a idade, tornando a prevenção crucial, principalmente para homens mais velhos.

O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente em homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, é a segunda principal causa de morte entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pulmão. No entanto, o médico enfatizou que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura superam 90%.

Os vereadores da Câmara Municipal participaram ativamente do debate sobre o tema, demonstrando seu apoio à campanha e sua preocupação com a saúde dos cidadãos de Mariana.

O encerramento da reunião foi marcado por um gesto simbólico, quando os participantes se reuniram com os vereadores e servidores do legislativo para uma foto oficial nas escadarias da Casa de Câmara e Cadeia. Durante todo o mês de novembro, o prédio será iluminado de azul como parte do compromisso da cidade com a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

A equipe do Jornal Ponto Final entrou em contato com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde para obter as seguintes informações adicionais:

  • Quais são os principais serviços de saúde específicos para o homem que o município de Mariana oferece?
  • Como o município está promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata durante a Campanha Novembro Azul?
  • Existe alguma programação especial de exames para os homens durante o Novembro Azul? Se sim, como os interessados podem agendar esses exames?

Diante do questionamento a Prefeitura Municipal nos enviou suas ações para o movimento confira na integra:

“A Prefeitura de Mariana, através da Secretaria de Saúde, esclarece que o município têm Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com cobertura na sede e, também, nos distritos e subdistritos. As unidades são a porta de entrada para qualquer cuidado com a saúde, principalmente, no que diz respeito às campanhas de conscientização e prevenção de doenças. As UBS’s possuem equipes multiprofissionais, com médico clínico de saúde da família, que têm autonomia e capacidade de atender, desde bebês até idosos. A saúde de toda família pode e deve ser cuidada por essas equipes.

A Secretária de Saúde também gere a Casa Azul, que é referência em saúde do homem, composta por uma equipe multidisciplinar para receber as demandas do dia a dia e dar seguimento aos cuidados necessários. O Centro de Especialidades – Previne realiza atendimentos da linha secundária: como cardiologia e otorrinolaringologia, por exemplo. No Previne, os pacientes são recebidos após serem encaminhados pelos médicos das UBS’s. Por fim, têm o serviço de urgência e emergência, que recebe os pacientes que precisam de atendimento imediato.

A campanha “Novembro Azul” teve a abertura oficial na Câmara Municipal, em 6 de novembro. Na próxima quinta-feira (09) acontece a 5ª Corrida Outubro Rosa e Novembro Azul. Além da corrida, tendas com equipes de vários setores da saúde (Atenção Primária, Casa Azul, Casa Rosa, Odontologia, Nutrição, PICS) irão levar informações à população sobre as campanhas de prevenção do câncer de mama e de próstata. Importante ressaltar que a Prefeitura Municipal, este ano, trabalhou com as duas campanhas de forma isolada, para dar foco a cada uma delas. Por isso, todas as Unidades de Saúde estão com programações de atendimentos, sala de espera, rodas de conversa, voltadas para o Novembro Azul, a partir dessa semana, assim como ocorreu no Outubro Rosa. No mês de novembro, a Secretária Municipal de Saúde trabalha a conscientização e importância dos exames de prevenção ao câncer de próstata e mobiliza os homens para cuidar da própria saúde. Também estão programadas ações no Previne, em dois sábados, para atendimento com urologista.”