Após denúncia feita pelo vereador Juliano Duarte uma comissão composta pelos vereadores, Zezinho Salete, Pedrinho Salete e Ricardo Miranda foi criada para averiguação e uma visita técnica à Secretaria de Esportes foi realizada para o esclarecimento das possíveis irregularidades apresentadas por Juliano que tinha como foco o mal uso dos materiais, falta de controle e má gestão de bens públicos como principais reclamações.
A leitura do relatório realizada pela comissão cita o material emprestado e deixado no adro da igreja do Distrito de Ouro Preto, Lavras Novas para a realização de um evento particular onde há relatos de furtos de parte desse material. Gustavo Gomides, Secretário de Esportes, segundo relatório da Câmara alegou que o material citado foi emprestado para o senhor Marcinho “Corredor’ para a realização da Corrida do Galo Véio e que o mesmo não fez a devolução do material. Também segundo o relatório os materiais foram devolvidos após solicitação do secretário.
Conforme relatado, alguns vereadores, incluindo Juliano Duarte, João Bosco e Zezinho Salete, expressaram desacordo com as justificativas apresentadas pelo Secretário Gustavo Gomides, alegando que elas não condizem com a verdade. Em particular, o Vereador João Bosco se defendeu e afirmou que não pegou nenhuma tenda emprestada com o Secretário como mencionado por Gomides.
Diante das informações lidas em Plenário, o Jornal Ponto Final fez contato com a Prefeitura de Mariana e também com o Secretário de Esportes citado, Gustavo Gomides e solicitou esclarecimento e posicionamento oficial de ambos sobre os fatos. À prefeitura em particular foi perguntado se a mesma está ciente das observações feitas pelos vereadores Juliano Duarte, João Bosco e Zezinho Salete em relação ao empréstimo de tendas e outros artigos esportivos e o posicionamento oficial da Prefeitura de Mariana em relação ao relatório da visita técnica lida em Plenário, também foi perguntado ao Executivo quais medidas serão tomadas para abordar essa situação e resolver qualquer descontentamento entre os vereadores e o Secretário de Esporte, mas até o fechamento desta edição não houve retorno dentro do prazo do fechamento.