Pular para o conteúdo

Uso excessivo de telas impacta a saúde mental de todas as idades, revela estudo da UFMG

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Pesquisa inédita aponta aumento da nomofobia entre idosos e 72% das crianças associam uso excessivo de telas à depressão

O uso crescente de dispositivos eletrônicos e o tempo aumentaram significativamente em frente às telas, causando consequências alarmantes para a saúde mental, independentemente da idade. Uma tese da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou dados surpreendentes, incluindo a presença de nomofobia (o medo de ficar muito tempo no celular) entre idosos e um aumento preocupante da depressão em crianças.

O estudo, liderado pela pesquisadora Renata Maria Silva Santos, trouxe à luz uma série de preocupações sobre os efeitos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos em pessoas de todas as idades. A nomofobia, que antes era associada principalmente aos jovens, foi identificada em idosos, surpreendendo a comunidade médica.

Além disso, os resultados mostram que 72% dos estudos que analisaram crianças encontraram níveis significativos de depressão associados ao uso excessivo de telas. Isso lança luz sobre um problema crescente em todo o mundo, como o uso de dispositivos eletrônicos se tornando parte integrante da vida das crianças desde a tenra idade.

Uma das possíveis explicações para essa relação preocupante é o aumento exponencial do tempo gasto em frente às telas no dia a dia, especialmente após a pandemia de COVID-19. Com o trabalho, entretenimento e estudo se deslocando para o ambiente virtual, as telas se tornaram uma ferramenta essencial para manter a conexão com o mundo exterior e proteger a solidão.

Renata Maria Silva Santos, autora do estudo, observou que “percebeu-se que os pacientes jovens com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e depressão tinham as telas a todo momento e, no período de pandemia, as telas foram as principais aliadas contra a solidão. Porém, as consequências desse uso excessivo podem ser vistas agora.”

Uma pesquisa da UFMG destaca a importância de uma abordagem equilibrada no uso de dispositivos eletrônicos e ressalta a necessidade de políticas e diretrizes que incentivem um uso saudável e consciente dessas tecnologias, especialmente entre crianças e idosos. A saúde mental de todas as gerações é um recurso importante que deve ser preservado e protegido, mesmo na era digital em constante evolução.