Pular para o conteúdo

Programa Circuito Histórico: Integrantes do CRIA exploram o Museu de Mariana em visita  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O espaço oferece uma rica imersão na história de Mariana, permitindo que os visitantes conheçam o passado da cidade.

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, proporcionou uma experiência única aos usuários do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA). Como parte do projeto “Circuito Histórico”, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o Museu de Mariana e explorar um pouco dos ricos pontos turísticos da cidade. 

O projeto “Circuito Histórico” é uma colaboração entre o CRIA e a Associação Rodoviários Oportunizando Sonhos e Transformando Gerações de Minas Gerais (AROMG). Seu objetivo é oferecer aos usuários a chance de explorar a rica história patrimonial da cidade, além de vivenciar diversas experiências culturais. 

Um dos participantes, Crigor Samuel, de 12 anos e frequentador do CRIA há um ano, expressou seu entusiasmo após uma visita ao Museu de Mariana: “Hoje foi muito bom, um dia histórico na minha vida! Eu gostei muito dessa experiência, foi muito muito legal e interativo. Muito bonito o lugar.” 

Durante a visita, os usuários não apenas tiveram a oportunidade de apreciar as obras em exposição, mas também de interagir com um tapete devocional, que faz parte da cultura da Primaz de Minas. Maria Júlia, de 11 anos, que estava visitando o local pela primeira vez, falou sobre a exposição do Grupo Zé Pereira da Chácara: “Não conhecia a história deles, achei muito legal”. 

O Museu de Mariana, inaugurado em 28 de setembro, está localizado no antigo palácio do Conde de Assumar, atrás da igreja de São Francisco de Assis. O espaço oferece uma rica imersão na história de Mariana, permitindo que os visitantes conheçam o passado da cidade enquanto exploram suas dependências. A iniciativa promove a valorização do patrimônio cultural e proporciona uma experiência enriquecedora aos jovens do CRIA.