Os Jogos Escolares de Mariana (JEM) de 2023 foram um verdadeiro sucesso, reunindo mais de 500 alunos de 27 escolas das redes municipais, estaduais e privadas da cidade. Durante oito dias de competições em nove modalidades, os estudantes puderam mostrar seu talento esportivo e espírito competitivo.
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Estadual João Ramos Filho conquistou o título de campeã geral no módulo 2, enquanto no módulo 1, a Escola Estadual Professor Soares Ferreira levou para casa a taça de campeã. As disputas ocorreram em diversos locais, incluindo as quadras do Centro de Referência da Infância e Adolescência (CRIA), a quadra do Rosário, Vila Maquiné, Clube CVDR e Arena Mariana.
Os Jogos Escolares de Mariana têm um propósito nobre: incentivar a prática esportiva, promover a interação entre estudantes e corpo docente, e oferecer um ambiente de aprendizado fora da sala de aula. Este evento desafia os alunos a equilibrar seus compromissos com os estudos e o treinamento esportivo, promovendo o desenvolvimento de habilidades como compromisso e dedicação.
Para o professor e funcionário da Secretaria de Esportes, Wallace Barros, fazer parte dos JEM é uma experiência encantadora. Ele destaca o orgulho de ver os alunos e atletas se dedicando em busca da vitória, além do entusiasmo das torcidas. Wallace ressalta a importância do evento, que consegue envolver as escolas da cidade e dos distritos, proporcionando uma interação no dia a dia.
Os alunos também regularam o valor dos Jogos Escolares de Mariana. Wíctor Gabriel, de 16 anos, da escola João Ramos Filho, descreve o JEM como uma competição emocionante e afirma: “Eu acho importante ter o JEM, é um evento direto que promove a interação e desperta o espírito esportivo entre os alunos e as escolas de Mariana. A adrenalina de cada jogo, graças a Deus fomos campeões mais um ano.”
A cada ano, os Jogos Escolares de Mariana crescem, envolvendo mais escolas e mais alunos. Essa expansão reflete positivamente na educação e no desenvolvimento dos jovens, destacando a importância do esporte como parte integrante da educação e do crescimento de cada criança no ambiente escolar.