Pular para o conteúdo

Aprovação de lei proíbe bebidas em vidro em eventos públicos no Jardim 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O Projeto de Lei 121/2023 dividiu opiniões entre os vereadores.

A venda e circulação de bebidas em recipientes de vidro ao redor da Praça Gomes Freire, popularmente conhecida como Jardim, foi tema de discussão na Reunião de Câmara desta segunda-feira (16). O Projeto de Lei 121/2023, de autoria do Prefeito Celso Cota, propõe a proibição de circulação de bebidas em recipientes de vidro em eventos públicos. A decisão dividiu opiniões entre os vereadores, com os vereadores Juliano Duarte, Ronaldo Bento, Sônia Azzi e Beth Cota se abstendo de votar, alegando que a punição deveria ser total, não apenas em dias de eventos. 

Segundo o vereador Fernando Sampaio, o tema foi previamente debatido em uma reunião de comissão conjunta, onde os comerciantes foram convidados a participar. No entanto, apenas um comerciante, Arthur Malta, do Fábrica Pub, compareceu à reunião no qual é a favor da proibição da venda de bebidas em recipientes de vidro em dias de eventos na cidade. 

O vereador Ronaldo Bento justificou sua abstenção, destacando o histórico de incidentes envolvendo garrafas de vidro na região. Ele apresentou casos de danos e até tentativas de homicídio, inclusive dois homicídios, ocorridos em momentos que não coincidem com a realização de eventos. Para Ronaldo, a lei aprovada não aborda efetivamente a preocupação com a segurança pública. 

Já o vereador Juliano Duarte argumentou que a concessão deveria ser abrangente e não restrita a eventos específicos. Ele observou que, frequentemente, garrafas de vidro são encontradas nos canteiros e nas ruas da Praça Gomes Freire, representando um risco para a segurança pública, mesmo quando não há eventos em andamento. 

Apesar das discordâncias, o Projeto de Lei 121/2023 foi aprovado, exceto pelos vereadores que se abstiveram da votação. A nova lei buscará controlar o uso de recipientes de vidro em eventos públicos na Praça Gomes Freire, com o objetivo de promover a segurança dos frequentadores do local e daqueles que circulam na região.