Pular para o conteúdo

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil promove educação e conscientização 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A luta contra o trabalho infantil é parte fundamental dessa missão, uma vez que o trabalho precoce pode prejudicar o desenvolvimento e o futuro das crianças. 

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a Secretaria Municipal de Educação de Mariana, realizou uma série de atividades ao longo dos meses de março a julho de 2023. O objetivo principal dessas ações foi conscientizar a comunidade sobre a importância de fortalecer o trabalho infantil e promover o direito fundamental à educação. 

O PETI enfatizou a necessidade de garantir que todas as crianças tenham acesso à educação, um direito essencial previsto por lei. A luta contra o trabalho infantil é parte fundamental dessa missão, uma vez que o trabalho precoce pode prejudicar o desenvolvimento e o futuro das crianças. 

Um dos destaques do programa foi a competição municipal, em que os alunos tiveram a oportunidade de expressar suas perspectivas e conhecimentos sobre o tema. Os vencedores da competição foram anunciados, e seus trabalhos criativos e comprometidos com a causa: 

  • Isabela Bianca Firmino Rocha , do 7.º ano da Escola Municipal Dante Luiz, foi ganhadora da categoria poesia do grupo 2, com o trabalho intitulado “Um Jovem Aprendiz.” 
  • Isabelly Vitória Inocêncio , do 6º ano da Escola Municipal Padre Antônio Gabriel, conquistou o primeiro lugar na categoria de desenho do grupo 2, com o trabalho intitulado “Aprendizagem Profissional”. 
  • Larissa Fernanda Araújo , do 4º ano da Escola Serra do Carmo, foi vencedora na categoria de desenho do grupo 1, com o trabalho intitulado “Criança Deve Estudar e Não Trabalhar”. 

A Secretária de Educação, Cláudia Arantes , celebrou o envolvimento e a dedicação dos alunos e das instituições de ensino envolvidas no projeto. Ela destacou a importância de garantir que o lugar das crianças seja na escola, enfatizando que a educação é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças. 

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) continua a desempenhar um papel vital na erradicação do trabalho infantil e na promoção de uma educação de qualidade para todas as crianças. De acordo com o Ministério do Trabalho, uma iniciativa criada em 1996 pela ação do Governo Federal, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

Essa série de atividades e a competição municipal não apenas conscientizaram a comunidade estudantil sobre a importância de fortalecer o trabalho infantil, mas também fortaleceram o compromisso de Mariana em proteger seus jovens e promover seus direitos à educação e um futuro melhor.