Pular para o conteúdo

Polícia Civil de MG promove ação de orientação e solidariedade na Semana das Crianças 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Essas iniciativas buscam promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está realizando uma série de ações preventivas em comemoração à Semana das Crianças, tendo como lema “A orientação é sempre o melhor caminho”. Essas iniciativas buscam promover a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes e são realizadas em parceria com atores influentes da internet e instituições de ensino público e particular. 

No mês de outubro, a PCMG executará duas ações principais. A primeira consiste em atividades de orientação, realizadas tanto presencialmente como por meio das redes sociais, com o auxílio de parceiros como o youtuber Rikinho, a Escola Estadual Ordem e Progresso e o Colégio Santo Agostinho. A segunda ação é uma campanha de arrecadação de brinquedos novos ou em bom estado, que serão destinadas às vítimas de abusos e outros tipos de violência, abrigadas no Espaço Reviver Kids, localizado na Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) na capital. 

A delegada-geral Carolina Bechelany, chefe do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), destaca que a educação e a sensibilização são fundamentais no combate aos abusos contra crianças e adolescentes, uma vez que a maioria desses casos ocorre no âmbito familiar ou próximo. A ação visa atingir tanto as vítimas quanto seus responsáveis legais. 

O projeto é conduzido pela Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), subordinada à Defam, e tem como objetivo utilizar a internet como uma ferramenta para prevenir a prática de crimes contra jovens. Através dos canais de redes sociais do youtuber Rikinho, que é voltado para o público infantojuvenil, serão divulgadas informações e orientações. Além disso, as ações da PCMG no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes serão promovidas presencialmente e online. 

De acordo com a delegada Renata Ribeiro, chefe do Dopcad, a intenção é comemorar o mês das crianças ao divulgar informações importantes por meio de canais que alcançam diretamente o público-alvo. O trabalho conjunto entre a PCMG e seus parceiros reforça o compromisso de proteger e orientar crianças e adolescentes, demonstrando que a internet pode ser uma aliada no combate aos crimes contra essa parcela da população. 

Essas ações reforçam o compromisso da Polícia Civil de Minas Gerais com a proteção das crianças e a promoção de um ambiente seguro para o crescimento e desenvolvimento saudável da juventude no Estado.