Pular para o conteúdo

Ministro do Trabalho defende redução da jornada de trabalho de cinco para quatro dias no Brasil 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A afirmação foi feita durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal.

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), declarou nesta semena que a redução da jornada laboral de cinco para quatro dias úteis é uma possibilidade no Brasil e não sobrecarregaria a economia. A afirmação foi feita durante uma reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, onde o ministro argumentou que a economia do país é capaz de suportar essa mudança. “Acredito que passou da hora [de discutir a redução]. Até porque acho que a economia brasileira suportaria”, disse Marinho. “Há debates acontecendo sobre experimentos de três dias na semana, quatro dias… Experimentos estão sendo feitos.” 

Marinho indicou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não se oporia à discussão no Congresso Nacional e enfatizou que uma avaliação sobre a mudança deve ser conduzida pelo Legislativo. 

A proposta de redução da semana útil de trabalho de cinco para quatro dias tem ganho apoio do ministro do Trabalho e Emprego. No início deste ano, o grupo Reconnect e a 4 Day Week Brazil lideraram uma iniciativa para experimentar esse modelo no Brasil, testemunhando exemplos bem sucedidos no Reino Unido, nos Estados Unidos e na Espanha. As pesquisas com as empresas envolvidas estão programadas para iniciar neste segundo semestre. 

A discussão sobre a redução da jornada de trabalho visa proporcionar maior qualidade de vida aos trabalhadores, reduzir o estresse e promover uma melhor conciliação entre trabalho e vida pessoal. Além disso, a medida também pode gerar resultados positivos na produtividade e na eficiência no ambiente de trabalho. A iniciativa reflete a busca por alternativas inovadoras para o mundo do trabalho, em sintonia com as transformações no cenário econômico e social do país.