Pular para o conteúdo

ANS inclui dois remédios contra o câncer na lista obrigatória de planos de saúde 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Esses medicamentos passam a ter cobertura obrigatória com a vigência de uma Resolução Normativa a partir de 1º de novembro.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou uma decisão que terá um impacto significativo na saúde dos beneficiários de planos de saúde em todo o Brasil. Em uma reunião extraordinária da Diretoria Colegiada, a ANS aprovou a inclusão de dois medicamentos importantes contra o câncer na lista de coberturas obrigatórias para planos de saúde, a partir de 1º de novembro deste ano. 

Essa medida representa um avanço significativo no acesso aos tratamentos oncológicos por parte dos beneficiários de planos de saúde, garantindo o suporte necessário para pacientes com câncer. Os medicamentos incorporados ao rol de Procedimentos e Eventos em Saúde são os seguintes: 

  • Encorafenibe , em combinação com Binimetinibe : Este tratamento destina-se a pacientes adultos com melanoma irressecável ou metastático, um tipo de câncer de pele. A inclusão deste medicamento garantirá que os beneficiários de planos de saúde tenham acesso a um tratamento eficaz para essa doença complexa. 
  • Lenvatinibe , em combinação com Pembrolizumabe : Essa combinação de medicamentos é destinada ao tratamento de pacientes adultas com câncer endometrial avançado. A inclusão desses medicamentos é uma notícia promissora para os pacientes que lutam contra essa forma de câncer. 

Esses medicamentos passam a ter cobertura obrigatória com a vigência de uma Resolução Normativa a partir de 1º de novembro. Eles constarão do rol da ANS, que é uma lista de coberturas obrigatórias pelas operadoras de planos de saúde a todos os seus beneficiários, observadas as diretrizes de utilização. 

A decisão da ANS em tornar esses medicamentos de combate ao câncer de cobertura representa necessariamente um passo importante na direção da garantia de tratamentos de qualidade e acesso a terapias avançadas para os pacientes. Isso também aliviou o fardo financeiro de muitas famílias que buscam tratamento para o câncer por meio de planos de saúde.