O Instituto Campus Party, em parceria com a Fundação Renova, anuncia a abertura das inscrições para alunos de escolas públicas específicas em participação dos laboratórios tecnológicos do Projeto Incluir. Este projeto, que tem como objetivo fornecer oportunidades de formação tecnológica, chega aos municípios de Mariana e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Linhares, no Espírito Santo.
O Incluir consiste em laboratórios de introdução à robótica e à eletrônica, voltados para alunos de 8 a 18 anos nos três polos referenciados. O programa, que terá duração de dois anos com turmas semestrais, visa contribuir para o fortalecimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo nessas regiões.
As inscrições para a seleção dos alunos estão abertas até dia 15 de outubro e podem ser feitas por meio do site do Instituto Campus Party. Os requisitos para participação são simples: ser estudante de escola pública, ter entre 8 e 18 anos de idade e manifestar interesse em tecnologia.
O programa “Laboratórios Incluir” oferece uma experiência enriquecedora aos participantes, com acesso a ferramentas e equipamentos tecnológicos avançados, como impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones, entre outros. Além disso, os alunos terão a oportunidade de aprender noções de programação e eletrônica.
Para garantir o funcionamento dos laboratórios, os monitores bolsistas serão contratados e capacitados em cada polo. Eles desempenharão um papel fundamental no apoio aos estudantes envolvidos no programa.
Além da formação tecnológica de qualidade, o projeto estimula a aprendizagem prática e a criatividade dos alunos por meio de uma metodologia “mão na massa”. Os projetos de destaque pelos alunos serão apresentados nas edições de 2024 e 2025 da Campus Party, um dos maiores eventos de tecnologia do país, em São Paulo. Essa oportunidade permitirá que os estudantes apresentem suas ideias inovadoras para um público amplo e diversificado.
Ana Lage, coordenadora de Economia e Inovação da Fundação Renova, destaca a importância do projeto: “A metodologia Maker, proposta do Laboratório Incluir, é uma excelente escolha para capacitar crianças e jovens de forma prática, desenvolvendo habilidades diversas no meio tecnológico. Eles são encorajados a assumir o papel de líderes e a buscar soluções para os desafios que enfrentam. Isso os torna mais independentes, confiantes e responsáveis, características que são fundamentais para o seu desenvolvimento e que compõem a visão de futuro dos componentes socioeconômicos promovidos pela Fundação Renova.”
A parceria entre o Instituto Campus Party, a Fundação Renova e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Educação dos municípios envolvidos representa um passo importante na promoção da formação tecnológica e na preparação dos jovens para um mercado de trabalho cada vez mais voltado para a inovação e a tecnologia . Visa estimular o interesse e o acesso à educação de qualidade em ciência e tecnologia, contribuindo para o crescimento econômico e o desenvolvimento das novas gerações.