Pular para o conteúdo

MG: Quase mil pessoas são presas em operação de combate à violência contra a mulher

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Minas Gerais conquistou dois primeiros lugares no ranking nacional relacionado às ações educativas da Operação Shamar.

Após 44 dias de esforços incansáveis no combate à violência contra a mulher, a Operação Shamar, que uniu forças de segurança e instituições parceiras em todo o Brasil, encerrou suas atividades com números impressionantes, destacando Minas Gerais como líder em várias categorias no cenário nacional. O balanço revelou o comprometimento e a eficácia das operações no estado.

Minas Gerais registrou números significativos durante a Operação Shamar, com destaque para a prisão de 939 pessoas envolvidas em casos de violência doméstica. Além disso, foram cumpridos 92 mandados de prisão contra autores desse tipo de violência, e 8.725 vítimas foram atendidas. Durante as operações, foram apreendidas 84 armas brancas e 120 armas de fogo.

A amplitude da operação abrangeu os 853 municípios de Minas Gerais, mobilizando um efetivo de 2.128 policiais e 890 viaturas. As atividades ocorreram entre 1 de agosto e 14 de setembro, período durante o qual 953 denúncias foram apuradas, 469 medidas cautelares foram expedidas, 4.490 inquéritos policiais foram abertos e outros 4.196 foram concluídos, com a condução de 3.916 suspeitos às delegacias.

Minas Gerais conquistou dois primeiros lugares no ranking nacional relacionado às ações educativas da Operação Shamar. O estado liderou com 50% das ações de orientação e panfletagem sobre o tema, realizando 8.403 atividades das 16.457 em todo o país. Além disso, foram realizadas 1.523 palestras em escolas e espaços públicos de Minas, representando 32,5% do total realizado no Brasil. Algumas dessas ações educativas alcançaram ampla repercussão, como a distribuição de material informativo e orientação sobre denúncias na Estação Vilarinho e Festival Sarará, em Belo Horizonte, no Posto da PRF na BR-381, em Sabará, e no centro de Montes Claros, na Região Norte.

O superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, Bernardo Naves, enfatizou a importância da Operação Shamar e destacou a necessidade contínua de priorizar a luta contra a violência doméstica. “Os números evidenciam a prioridade que o Governo e as instituições dão ao assunto. Minas Gerais ainda tem números elevados de violência doméstica, mas também impressiona pelo trabalho das forças”, afirmou.

O diretor de Planejamento Integrado da Sejusp, Alexis Pedra, comemorou o sucesso das ações e reforçou o compromisso das instituições na luta pela igualdade e segurança das mulheres. “A Operação Shamar pode ter chegado ao fim, mas a luta pela igualdade e segurança das mulheres continua com determinação renovada”, destacou.

A Operação Shamar em Minas Gerais foi coordenada pela Sejusp, em colaboração com várias instituições parceiras, incluindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guardas Municipais de Belo Horizonte e de Montes Claros, Corpo de Bombeiros Militar, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo e Política de Prevenção Social à Criminalidade. A operação representa um compromisso coletivo na busca de um futuro mais seguro e igualitário para todas as mulheres de Minas Gerais.